Contraf-CUT e BB fazem primeira reunião da mesa temática sobre Gedip

0

A Contraf-CUT, federações e sindicatos realizaram na última sexta-feira 21 de novembro, e com o Banco do Brasil, em Brasília, a primeira reunião da mesa temática sobre Gedip (Gestão de Disciplina e Perdas), que é um instrumento usado pelo banco para regular a responsabilização pecuniária dos funcionários em caso de falhas em serviço.

A Contraf-CUT foi assessorada pela Comissão de Empresa dos Funcionários. O banco foi representado pela Diretoria de Relacionamento com os Funcionários (Diref) e a Diretoria de Pessoas (Dipes).

O tema foi bastante abordado durante a Campanha Nacional dos Bancários 2014 e resultou nessa mesa temática, firmada no acordo coletivo.

O objetivo da reunião foi apresentar os questionamentos dos funcionários quanto ao caráter arbitrário da Gedip por desconsiderar formas de defesa e sempre haver responsabilização pecuniária.

Os funcionários apresentaram problemas no mau uso da ferramenta nos locais de trabalho, onde o risco do negócio é atribuído aos funcionários.

Desde que os primeiros debates aconteceram em meados do ano passado, foram sugeridas algumas mudanças de redação na instrução e o banco alterou os limites da Gedip, assumindo os casos que envolvam valores até R$ 600,00. Essa alteração, dentre outras, contempla mais de 95% dos casos, segundo o banco.

Revisão – Os funcionários apresentaram a reivindicação de revisão dos processos conduzidos de forma arbitrária e sem chance de defesa, com a devolução dos valores. O banco informou que os processos já eram passíveis de recursos, mas se comprometeu a analisar os casos mais críticos que serão levados pelos sindicatos.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa, as mesas temáticas são um instrumento muito importantes para o debate aprofundado de diversos temas e a Gedip é um assunto com muitos questionamentos. “Foi uma mesa importante, onde apresentamos os problemas apontados pelos funcionários e esperamos evoluir nas soluções. Os sindicatos farão novas reuniões com os funcionários para colhermos uma boa amostragem dos casos mais críticos envolvendo Gedip”, disse o dirigente.

Ao final da reunião, os sindicatos cobraram do banco pendências em relação ao acordo coletivo como a normatização das substituições no PSO e o histórico de contratações. O banco informou que já foram convocados 950 funcionários e que vai orientar os PSO sobre a substituição, que deve ser desde o primeiro dia de ausência do gerente de serviços do PSO.
Fonte: Contraf-CUT

Leave A Reply