CUT 40 anos: luta, direitos e democracia salvam vidas.

0

No último 28 de agosto de 2023, a Central única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, completou 40 anos de fundação.

A CUT nasceu lutando pela redemocratização do país e por um Brasil igual, justo e solidário, mas essa história começou em 83, pois um mês antes de a CUT ser fundada, houve greve geral em todo o País. Como efeito da recessão, apenas nos dois primeiros meses de 1983, a indústria paulista demitiu 47 mil trabalhadores e trabalhadoras, quase o total das demissões do ano anterior

Os brasileiros e as brasileiras viviam sob repressão, recessão, desemprego e com salários achatados e corroídos pelos índices inflacionários. Começaria então a história de uma Central que hoje está presente em todos os ramos de atividade econômica do país.

E lá em 28 de agosto de 1983, quando mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras saíram de seus estados, sendo que do Pará, saíram 5 ônibus rumo ao galpão que um dia sediou o maior estúdio cinematográfico brasileiro, o extinto Vera Cruz.

A CUT então, se consolidou como a maior Central Sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3. 960 entidades filiadas, 7,9 milhões de associados e associadas e, 25,8 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na base, sendo uma importante ferramenta para as lutas sindicais e sociais, tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações do cenário político, econômico e social da história brasileira, latino-americana e mundial.

Sessão Solene

Proposto pela deputada Maria do Carmo (PT), foi realizado no último dia 13, a Sessão Solene em Homenagem e Comemoração aos 40 anos da CUT.

“Eu quero abrir aqui essa sessão dizendo que sinto muito orgulho dessa Central, a CUT que desde a sua fundação e até hoje constrói uma história de luta de defesa da classe trabalhadora brasileira”, disse a deputada Maria.

Na sessão, dirigentes da Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras prestaram homenagens a seus ex-presidentes, suas ex-presidentas e a quem construiu e constrói a história da CUT no estado do Pará ao longo desses 40 anos. A Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, também os e as homenageou com um certificado.

Rosalina Amorim, diretora do Sindicato dos Bancários do Pará e da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro, no último congresso, foi eleita Secretária de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais da executiva nacional da CUT Brasil.


Rosalina Amorim – Secretária de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais da executiva nacional da CUT Brasil.

“Tô assumindo agora uma secretaria na executiva nacional da CUT, vindo da categoria bancária, e a nossa proposta é de fortalecer os movimento de organização dos trabalhadores e trabalhadoras, com um olhar diferenciado aqui pra Amazônia, e a gente precisa cada vez mais atuar junto à sociedade construindo um Brasil democrático de fato mais igualitário que respeite a juventude, os negros, as negras, os LGBTQIA+ e nós, as mulheres”, enfatizou Rosalina Amorim.

Estiveram ainda na sessão a presidenta do Sindicato dos Bancários, Tatiana Oliveira, e as dirigentes Cristiane Aleixo, Fabianny Cardoso, Ghyslaine Cunha; e os dirigentes Gilmar Santos e Sérgio Trindade.

Vera Paoloni que também é bancária e vice-presidenta do SEEB, agora também a presidenta eleita da CUT Pará.

Vera Paoloni – Presidenta eleita da CUT Pará.

“Aqui, desse púpito, me emociono muito. E ouvir tanta gente me arrepia. Me arrepia saber que daqui, desse solo paraense tem muita história de um Brasil que nasceu daqui. Me arrepia e me emociona porque a nossa a nossa trajetória não foi fácil, gente. Não foi fácil a gente sai daqui em 5 ônibus pra ir pro 1º congresso da CUT. Foi muito pai d’égua a viagem porque tinha grito, cantoria, palavras de ordem, namoro. Nosso grupo era muito animado, mas chegando lá em Diadema, antes mesmo de chegar em São Bernado, a gente sentiu um baque muito forte do frio que tava em 6 graus, que pra gente aqui é pra ficar debaixo de muitos lençóis de rede. E pra piorar serviram uma comida que foi uma intoxicação alimentar generalizada. Varios companheiros e companheiras foram parar nos hospitais. Enfim, tem muita história desses dias e desses 40 anos. Hoje temos vontade de rir, mas foi muito sofrido esse congresso, e esse anos de lutas que tiveram muitas glórias também”, relatou a presidenta eleita.

E no próximo dia 21 de novembro, às 15h, na sede do SEEB Pará, será a posse da diretoria eleita da CUT Pará.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.