CUT e CTB realizam ato em Belém nessa terça-feira contra os juros altos

0

Nessa terça-feira, 28 de julho, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizarão um Dia Nacional de Luta por Mudanças na Política Econômica Nacional.

O ato principal será em Brasília, mas em Belém também haverá manifestação, com concentração marcada para as 9 horas, na escadinha da Praça Pedro Teixeira, no início da Av. Pte. Vargas, e o Sindicato dos Bancários do Pará estará presente.

A CUT e a CTB pedem mudanças imediatas na política econômica do governo e avaliam como preocupante a realização de reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), neste dia 28/08/15, quando mais uma vez os técnicos do Bacen apontam para mais uma vez aumentarem a taxa de juros, em uma política na contramão dos interesses dos trabalhadores e setores produtivos do empresariado e do país.

As centrais defendem as seguintes propostas para a retomada do crescimento econômico nacional:

– Retomada da atividade econômica a partir do investimento orientado para ampliação da capacidade produtiva, criando empregos e renda.

– Manutenção de políticas sociais como salário mínimo, aposentadorias, saúde e educação.

– Investimento público em grandes obras e políticas sociais, com articulação com o setor empresarial para animar o investimento do setor privado, visando a retomada do crescimento.

“O pagamento de juros consome grande parte do PIB, quase R$ 300 bilhões ao ano, o que obstrui os investimentos do Estado. Exigimos mudanças substantivas na política econômica, com destaque para a redução dos juros. O Brasil precisa crescer mais, com melhor distribuição de renda e justiça social. Defendemos um novo projeto nacional de desenvolvimento sustentável, com soberania e valorização do trabalho”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

 

 

Fonte: Bancários PA, com informações da CUT e CTB.

Comments are closed.