CUT Pará lança material para combater a reforma da Previdência e pressionar os deputados federais paraenses

0

A CUT Pará já começou a distribuir para seus sindicatos urbanos e rurais, federações e oposições sindicais, cartazes e folderes mobilizando a população para combater a reforma da Previdência (PEC 287/16), considerada a tarefa prioritária da classe trabalhadora neste momento. O material será aproveitado para outdoor, pois visa pressionar os 14 deputados federais paraenses que têm votado favorável a tudo que é enviado pelo governo golpista de Temer.

Focando principalmente na ameaça do fim da aposentadoria, o material intitulado “Contra a mentira da ‘reforma’ da Previdência – Caravana da resistência”, tenta explicar que não se trata de uma reforma e sim do fim da aposentadoria. São apresentados de forma clara e objetiva os principais motivos para ser contra a proposta que prejudica a todos, mas é cruel especialmente com as mulheres, professores e trabalhadores rurais. Um exemplo é que a proposta acrescenta mais cinco anos na aposentadoria para as mulheres, passando de 60 para 65 anos, igualando-as com os homens. Entretanto, as mulheres têm dupla e até mesmo tripla jornada de trabalho.

O material explica que com a reforma só terá direito a receber a aposentadoria com valor integral do salário quem contribuir 49 anos sem nenhuma interrupção. Alerta ainda que o benefício assistencial para idosos e deficientes não mais será vinculado ao salário mínimo, ou seja, o valor será menor. E o que é pior: a idade para receber este benefício subirá de 65 para 70 anos.

Os cartazes e folderes trazem ainda um pequeno calendário de luta para que sindicalista e o povo em geral participem, começando já no dia seis de março, com uma audiência pública, às nove horas, na Assembleia Legislativa do Pará. A partir daí a campanha ganha às ruas. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, está prevista uma grande passeata em Belém e em outros municípios, cujo lema é “Mulheres contra a reforma da Previdência”. No dia 15 de março é o Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma da Previdência.

Pressão nos deputados – No dia 21 de março está prevista a votação do texto da reforma da Previdência na Comissão Especial na Câmara dos Deputados, indo depois para votação em dois turnos. O primeiro turno está previsto para o período de 21 a 28 de março e a votação em segundo turno deve ocorrer no dia seis de abril.

Dos 17 deputados e deputadas federais do Pará, três já se posicionaram contra a reforma: Edmilson Rodrigues (PSOL), Zé Geraldo e Beto Faro (PT). Os 14 restantes têm votado a favor dos ataques a democracia e aos direitos duramente conquistados pelo povo brasileiro.

Para pressioná-los em suas bases, o material da CUT Pará traz a foto deles, e-mails e os municípios onde obtiveram mais votos. A ideia é que vários outdoors sejam expostos nessas cidades. “Esses deputados e deputadas já pediram o seu voto. Agora é a sua vez de exigir que eles não acabem com a sua aposentadoria”, alerta o documento.

 

Fonte: CUT-PA

Comments are closed.