CUT pede cessar fogo imediato na Palestina

0

Em nota a CUT pede ainda a busca de solução para a histórica questão do respeito ao direito do povo palestino ao seu Estado nacional

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), divulgou nesta terça-feira (10) uma nota assinada por seu presidente Sérgio Nobre e pelo Secretário de Relações Internacionais da entidade, Antonio Lisboa, sobre a guerra declarada por Israel aos palestinos, sitiados na faixa de Gaza. Os dirigentes pedem o reconhecimento de um Estado Palestino, o fim dos conflitos com um cessar fogo imediato e lamentam a escalada da violência.

Baixe aqui o PDF da nota

Leia a íntegra da nota

A Central Única dos Trabalhadores que, desde a sua fundação há 40 anos, sempre foi solidária à luta do povo palestino pela sua autodeterminação num Estado nacional, direito que lhe é negado há 75 anos pelo Estado de Israel e sua política de colonização, ocupação e bloqueio de territórios palestinos, lamenta profundamente a escalada da violência que assistimos entre o movimento Hamas e Israel desde o dia 7 de outubro e a morte de civis israelenses e palestinos.

A CUT soma sua voz à de todos aqueles que, no plano internacional, exigem um cessar fogo imediato e a retomada de negociações do Estado de Israel com os legítimos representantes do povo palestino. Além do fim do bloqueio criminoso à Faixa de Gaza, onde vivem 2,2 milhões de pessoas que, à pretexto de represálias ao Hamas, sofrem com o corte de água, energia e combustíveis que pode provocar um caos humanitário.

A própria imprensa israelense, como o prestigioso jornal Haaretz, atribui a responsabilidade pela atual situação no Oriente Médio ao governo de Netanyahu, um governo racista, colonizador, autoritário e belicista, que criou uma situação de ataques cotidianos aos palestinos também na Cisjordânia, em Jerusalém oriental, e que foi questionado por grandes mobilizações dentro do próprio Estado de Israel.

A CUT insiste no cessar fogo imediato e na busca de solução para a histórica questão do respeito ao direito do povo palestino ao seu Estado nacional.

São Paulo, 10 de outubro de 2023

Sérgio Nobre

Presidente

Secretário de Relações Internacionais

Antonio Lisboa

Comments are closed.