Defender vidas e direitos marca a 15ª Conferência Bancária do Pará

0

Atividade ocorreu pela primeira vez de forma virtual, com participação de bancários e bancárias de todas as regiões do estado e ricos debates organizativos

Mais um final de semana de debates e organização da categoria bancária paraense para a Campanha Nacional 2020, dessa vez com a realização da 15ª Conferência Estadual: em defesa dos direitos e da vida da classe trabalhadora, que ocorreu nos dias 03 e 04 de julho com atividades virtuais que mobilizaram e garantiram a participação de bancários e bancárias de todas as regiões do Pará.

Na sexta-feira (3) a programação de abertura foi às 18h, no formato de transmissão ao vivo de um debate público de conjuntura pelas páginas do Facebook e YouTube do Sindicato, com as participações da presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira; da bancária e deputada federal pelo PT-DF, Erika Kokay; do médico e assessor da Fenae, Albucacis Pereira e da vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

No sábado (4) a atividade continuou no formato de teleconferência pelo aplicativo Zoom Meeting. Na abertura dos trabalhos houve saudação aos participantes, com as presenças do presidente da Fetec-CUT Centro Norte, Cleiton Silva e do dirigente da CUT Nacional, Milton Rezende. Em seguida, após aprovação do Regimento Interno da Conferêcia, a técnica do DIEESE Cátia Uehara apresentou o painel “Conjuntura econômica e financeira em meio a crise da pandemia do Covid-19”.

Após o debate, um vídeo de saudação enviado pelo federal pelo Psol-PA Edmilson Rodrigues foi exibido aos participantes. Depois foi hora de aprovar propostas e eleger a delegação local para a 22ª Conferência Nacional da categoria, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de julho, também em plataforma digital e definirá a minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2020.

A 15ª Conferência Bancária do Pará teve 126 inscritos e 69 bancários e bancárias credenciados no evento, de diversos municípios como: Belém, Ananindeua, Marituba, Santarém, Marabá, Rio Maria, Ourilândia do Norte e Itupiranga.

“Ficamos muito felizes com a participação ativa da nossa categoria nesta Conferência Estadual. Provamos que a distância não nos limita na nossa organização democrática. Acumulamos debates muito ricos em conteúdo e produtivos para nossa atuação na Campanha Nacional 2020. Saímos dessa atividade com a certeza de que a unidade dos bancários e bancárias será nosso grande diferencial no processo de negociações com os bancos e vamos com as energias renovadas rumo a mais uma Campanha vitoriosa para a categoria bancária”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

Até agora, a agenda preparativa para a Campanha Nacional 2020 no Pará já teve a realização dos Encontros Estaduais do Banco do Brasil e da Caixa (27/06) e da Conferência Estadual (03 e 04/07). Ainda teremos o Encontro Estadual do Banpará e o Congresso Nacional do Banco da Amazônia no próximo fim de semana (11/07), junto com o 36º CONECEF e 31º CNFBB, todos em sistema de teleconferência.

Confira a delegação do Pará eleita para a Conferência Nacional:

CHAPA – UNIDADE PELA VIDA: #FORA BOLSONARO
1. TATIANA CIBELE DA SILVA OLIVEIRA – CAIXA
2. SERGIO LUIZ CAMPOS TRINDADE – BASA
3. SUZANA RAQUEL DEMETRIO GAIA – BASA
4. CRISTIANO MORENO VALENTE DOS SANTOS – BASA
5. HELÁDIA FERREIRA DE CARVALHO FONSECA – BRADESCO
6. MARCIO RAMOS SALDANHA – SANTANDER
7. ELIANA DO SOCORRO CARNEIRO LIMA – BRADESCO
8. JOSÉ MARIA GONÇALVES DA COSTA – BANPARÁ
9. ODINEA GANÇALVES – BANPARÁ
10. WELLINGTON ARAUJO – BB
SUPLENTES:
1. VERA PAOLONI – BANPARÁ
2. ROSALINA MAORIM – BB
3. JOACY BELEM – CAIXA
4. GHYSLANE CUNHA – BANPARÁ
5. MARTINHO JORGE SOUZA DA SILVA JÚNIOR – BASA

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.