“Desafio é garantir que a Caixa continue 100% pública e envolvida no desenvolvimento do país”

0

A Fenae inaugurou na quinta-feira (9) mais um canal de interação com os empregados da Caixa Econômica Federal. Em um Facebook Live, transmissão ao vivo por meio da rede social, o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira, falou sobre as principais ameaças ao banco. Temas como a reestruturação, a falta de contratações e o combate ao PL 4918/2016 e ao PLP 268/2016 também motivaram perguntas feitas ao dirigente.

Sobre a manutenção da Caixa 100% pública, Jair Pedro Ferreira alertou para o PL 4918/2016, que está tramitando em regime de urgência na Câmara dos Deputados. “Esse projeto significa transformar a Caixa em S.A., vender parte das ações. Os trabalhadores têm que se manifestar, principalmente junto aos parlamentares do estado. Conseguimos fazer mudanças importantes na proposta enquanto estava no Senado. Mas há risco de o texto original voltar”, disse.

Em relação às notícias de que o governo interino estuda a fusão entre Caixa e Banco do Brasil, o presidente da Fenae frisou que a ideia vai na contramão dos interesses da sociedade. “Toda vez que se unifica bancos, há uma leva de demissões. Nesse caso, não teremos uma instituição com 200 mil empregados e 10 mil agências”, frisou. Ele também criticou as alegações de que o banco está falido: “Essa informação tem o objetivo de desgastar a imagem da Caixa, que se tornou o segundo maior banco brasileiro. O desafio é garantir que ela continue 100% pública e 100% envolvida no desenvolvimento do país.

#NãoaoPLP268 e outros assuntos – Outra ameaça citada por Jair Pedro Ferreira foi o PLP 268/2016, que destrói a participação dos trabalhadores nos fundos de pensão, eliminando a eleição de diretores e reduzindo em um terço a representação nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. “Também está em regime de urgência, não vamos poder nem debater nas comissões, e não temos muito tempo para fazer a mobilização. A meta é nos tirar, nós que somos os principais interessados em acompanhar e ter paridade na gestão. Pedimos que todos pressionem os parlamentares”, afirmou.

O presidente da Fenae ainda repudiou a falta de contratações na Caixa. “No fechamento do balanço de 2014, tínhamos 101 mil empregados. Temos hoje cerca de 96 mil. Isso mantendo a quantidade de agências e de serviços oferecidos. Nós já sabemos o que ocorre nas unidades: sobrecarga e adoecimento”, esclareceu. Já quanto à reestruturação, ele lamentou a falta de transparência da direção do banco em relação ao processo.

No final do bate-papo, Jair Pedro Ferreira disse ter ficado satisfeito com a interação feita por meio do Facebook Live. “Esse é um espaço importante, no qual vamos falar de outros temas”, garantiu. O canal possibilitou ao internauta ter seu questionamento respondido ao vivo. A transmissão começou às 19h, durou cerca de 40 minutos e chegou a ser acompanhada por 50 pessoas simultaneamente. O vídeo está disponível na página da Fenae no Facebook (www.facebook.com/fenaefederacao).

 

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.