Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa movimenta a SR Norte no Pará

0

Sindicato dos Bancários e concursados seguem juntos na luta por mais contratações urgentes de novos empregados e empregadas para a Caixa no Pará. Nesta quarta-feira (5), o grupo aproveitou a visita da presidente da Caixa a Belém, Miriam Belchior, para entregar pessoalmente um ofício com os principais motivos de tal necessidade.

Logo cedo, dirigentes sindicais e os aprovados do último concurso que aguardam convocação estavam em frente à Superintendência Regional Norte (SR Norte) aguardando a chegada de Miriam Belchior. As faixas e panfletos distribuídos à população estampavam o desejo em comum da manifestação: “Mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil”.

“Aqui no Pará a necessidade de mais contratações é ainda maior devido à demanda gerada pelos programas sociais do Governo Federal, como o Seguro Defeso, por sermos um estado pesqueiro. Em dias de pagamento as agências ficam superlotadas, bancários ficam sobrecarregados, beneficiários aguardam atendimento sentados no chão, do lado de fora debaixo de um sol forte, e sabemos que com mais bancários e bancários esses problemas serão amenizados. Com quase 7 bilhões de lucro no ano passado não tem motivos para não contratar”, ressalta a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

Uma das aprovadas para o Cadastro de Reserva do último concurso é Ana Claudia Cunha. A concurseira de profissão ficou em 67º lugar e lamenta a demora. “É uma espera difícil, estávamos na expectativa de que as convocações iriam andar, mas segue cada vez mais lenta, mas com o apoio do Sindicato a nossa luta se fortalece e a minha esperança em ser chamada aumenta ainda mais”, afirma.

Sindicato protocola ofício – “Sabemos que a presidente da Caixa está nos ouvindo nesse momento e pedimos que ela receba uma Comissão do Sindicato para que possamos entregar o ofício com pedido de mais contratações. Tentamos fazer essa entrega pela garagem, mas infelizmente ela não nos recebeu e por isso reforçamos o pedido. E desde já presidente, seja muito bem vinda”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Após alguns minutos, o Sindicato finalmente pôde entregar o ofício (acesse AQUI na íntegra). O documento foi recebido e protocolado pela diretora de Recursos Humanos (RH) da Caixa, Márcia Guedes e pelo gerente geral da agência São Braz, Fernando Guerreiro, que representou a SR Norte. Márcia Guedes informou que iria levar nossas reivindicações a Brasília, onde fica a matriz e que uma comissão do banco estaria verificando in loco as condições das agências no Pará.

Durante a conversa com a diretora de RH, a entidade também fez um breve relato de outros graves problemas que a categoria enfrenta no Estado. “Às 17h o ar condicionado é desligado em todas as unidades e os bancários tem que trabalhar no calor, uma hora depois, é a vez do sistema de iluminação ser desligado e para continuar o trabalho só com uma luminária pessoal ou uma vela por perto. A água “filtrada” oferecida aos bancários e clientes não é de qualidade, pois o líquido vem direto da Companhia de Saneamento do Pará e toda a população sabe que essa água é contaminada por uma infinidade de vírus e bactérias, já que a fonte dos lagos que abastecem a Companhia de Saneamento do Pará é o rio Guamá, que recebe grande parte do esgoto da cidade de Belém”, relatou o dirigente sindical e empregado do banco, Heider Alberto.

O Sindicato também questionou a ausência de respostas aos pedidos oficiais da entidade de reunião com a SR Norte para tratar dos problemas acima bem como as contratações.

Segundo Fernando Guerreiro, o novo superintendente, José Severino Ribas deve receber os dirigentes sindicais nos próximos dias e que essa  reunião ainda não ocorreu porque ele chegou recentemente ao Estado e ainda está conhecendo melhor o funcionamento do banco na região.

Dia Nacional de Luta – O Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa é amanhã (6). A ideia é realizar uma grande mobilização nas mais de quatro mil agências do banco no país e nas redes sociais, a exemplo do que ocorreu na vitoriosa campanha pela manutenção da Caixa 100% pública.

Nesta quinta-feira, a sugestão é para que os empregados, sozinhos ou em grupo, postem fotos nas redes sociais segurando um cartaz e usando a hashtag #MaisEmpregadosJá. O material de arte do Dia Nacional de Luta está disponível para download em www.fenae.org.br/maisempregadosja

Além disso, o Sindicato e os concursados estão recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue à Presidência da República e à presidente da Caixa, Miriam Belchior, em data a ser definida.

A campanha foi uma das resoluções do 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ocorrido em junho.

 

Fonte: Bancários PA com Fenae

Comments are closed.