Diretor eleito da Cassi analisa o que está em jogo nas negociações com o BB

0

Nesta sexta-feira 21 haverá nova mesa de negociação com o Banco do Brasil sobre a Cassi. Essa mesa é o resultado do esforço de unidade e mobilização das entidades do funcionalismo, esforço construído desde o dia 17/12/14, quando os representantes eleitos pelo Corpo Social na Cassi procuraram a Comissão de Empresa da Contraf-CUT para pedir apoio no embate com o Banco, que propunha na peça orçamentária da entidade aumentar a contribuição dos associados em 50% e reduzir vários direitos em saúde.

Na próxima semana, começam também as mesas específicas do BB para negociar as reivindicações debatidas e aprovadas em junho no 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. As mesas nos bancos públicos são concomitantes com a mesa geral da categoria na Fenaban para renovação dos direitos coletivos na data-base dos bancários. Essa estratégia é definida e votada no maior fórum desses trabalhadores, a Conferência Nacional, ocorrida no final de julho.

Fui dirigente do maior sindicato do país, o de São Paulo Osasco e região, entre 2002 e 2014. Também tive o privilégio de ser dirigente da Contraf-CUT entre 2006 e 2015. Além de ter coordenado as negociações nacionais dos funcionários do BB antes de ser eleito Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi em 2014, participei de todos os debates e fóruns que construíram a estratégia da Campanha Nacional Unificada a partir de 2003. Foram grandes debates e fóruns locais e nacionais ao longo da década dos anos dois mil. Acredito francamente que acertamos e a categoria bancária ganhou com isso.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NAS NEGOCIAÇÕES: BANCOS X TRABALHADORES

Foi graças a esta estratégia vitoriosa de Campanha Unificada na Fenaban, com mesas concomitantes nos bancos públicos, que conseguimos avançar tanto em novos direitos para a categoria quanto nas pautas específicas nos bancos públicos. Os banqueiros e Governo Federal iniciam todas as campanhas e negociações com os chavões clássicos. A Fenaban todo ano diz que não dará reajuste acima da inflação nem direito novo porque a CCT já é boa demais. Caixa Federal e BB falam a mesma coisa em relação aos ACTs e dizem que não negociam a maior parte das reivindicações. A direção do BB começa dizendo que não negocia Cassi, Previ, PCS, Metas, Assédio Moral, Jornada, Gestão etc. Estão no papel deles de banqueiros e representantes do Capital.

A nós, classe trabalhadora, compete o inverso: dizer que os banqueiros têm que discutir e negociar toda a pauta dos trabalhadores.

Leia íntegra do artigo acessando aqui

Opinião: A estratégia para a Cassi – William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento

Comments are closed.