Eleição Sindical 2020: Nota de esclarecimento da Comissão Eleitoral

0

Belém (PA). 17 de setembro de 2020

Aos
Associados do Sindicato dos Bancários do Pará

A Comissão Eleitoral, conforme estabelecido no Estatuto do Sindicato, foi eleita pela categoria para organizar a eleição do nosso Sindicato. Neste sentido, vimos informar aos associados que, mesmo diante da terrível pandemia e situação de isolamento social, estamos trabalhando para termos um processo eleitoral democrático e transparente, onde prevaleça a decisão dos trabalhadores associados, na escolha da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará.

Nesse tempo, apesar do isolamento, realizamos 10 reuniões virtuais, com a presença de representantes de todas as chapas, em todas as reuniões, que vem contribuindo muito para que seja assegurada a democracia e o melhor resultado em nosso trabalho.

No dia 14/9, realizamos assembleia geral da categoria em que 92,75% dos participantes aprovaram a eleição virtual, considerando a impossibilidade da eleição presencial, o que contou com a concordância das duas chapas concorrentes e uma única urna fixa, instalada na sede do Sindicato, seguindo os padrões de segurança sanitária da Pandemia do novo coronavírus. Assim, a Comissão Eleitoral realizará a eleição nos dias 13 a 15/10/2020.

Em pouco tempo, já consultamos opções de várias organizações que possam oferecer o sistema de coleta de votos e apuração virtual eletrônica, com a preocupação de que seja uma alternativa que assegure a mais ampla participação dos associados; que permita um acesso simples e rápido por celular, tabletes ou computadores, que demonstrem confiabilidade técnica e segurança na realização das eleições em nosso Sindicato.

Nessas consultas já realizamos tratativas com diversas empresas e até com o TRE PA. Esperamos que, nos próximos dias, possamos comunicar a todos os associados qual o sistema será usado no processo Eleitoral, realizando todos os procedimentos para contratar a estrutura mais confiável, priorizando o aspecto de segurança e de robustez tecnológica.

Nesse trabalho, registramos que ambas as chapas têm participação, apresentando dúvidas, sugestões, sempre na busca pelo sistema mais confiável, que permita o acompanhamento e auditagem pelos interessados e que seja o mais acessível, para que todos os sindicalizados possam ter o direito de votar.

A Comissão Eleitoral e as chapas vêm demonstrando elevada preocupação com a democracia e na convicção de que, ao final, tenhamos nesta eleição exercido a cidadania, o respeito e que a decisão dos trabalhadores prevaleça.

José Marcos de Lima Araujo
Presidente da Comissão Eleitoral

Comments are closed.