Eleições Sindicais 2016: Votação encerra nesta quinta-feira (28). Entenda como funciona

0

De 3 em 3 anos, a categoria bancária escolhe seus representantes. A partir desta terça-feira (26) até quinta (28) acontece mais um período de votação para eleger a Diretoria e Conselho Fiscal – Triênio 2016/2019. Mas os preparativos para esses dias começaram bem antes. A escolha da Comissão Eleitoral, através de assembleia geral com ampla participação dos bancários no dia 2 de março, foi um desses passos. E é essa a Comissão que conduz todo o processo eleitoral.

Só poderão votar os bancários e bancárias sindicalizados aptos (aqueles sindicalizados, pelo menos, 3 meses antes da votação). As urnas itinerantes são levadas até os locais de trabalho, tanto da capital quanto no interior do Pará. Os responsáveis por esse transporte das urnas são presidente e mesário da sessão, que são bancários sindicalizados. O transporte das urnas e a votação nas unidades poderão ser acompanhados também por um fiscal de cada chapa.

Além das urnas itinerantes, existe uma urna fixa na sede do Sindicato em Belém, para que bancários sindicalizados aposentados e ou de licença por algum motivo também possam votar. O horário para votação na sede da entidade é de 9h às 20h durante os dias 26, 27 e 28 de abril.

Assim que as urnas da capital são trazidas de volta para o Sindicato elas são devidamente lacradas e guardadas, todos os dias, pela Comissão Eleitoral até o início da apuração. A sala onde as urnas ficam também é lacrada. Todo esse procedimento é acompanhado por representantes das chapas.

As urnas do interior são enviadas, devidamente fechadas e lacradas, para Belém via Sedex e também passam pelo mesmo processo de guarda.

Encerrado o período da eleição, a Comissão Apuradora, nomeada pela Comissão Eleitoral, verifica se o quórum da votação foi atingido (2/3 do número de aptos a votar). Atingido o quórum, a Comissão Apuradora poderá iniciar os trabalhos. A apuração demora alguns dias, em virtude da chegada das urnas do interior a Belém.

Todos e todas à votação – Agora que você já sabe como é o processo eleitoral do Sindicato dos Bancários não perca os dias da eleição, 26, 27 e 28 de abril. Participe, não deixe de votar, pois essa é mais uma forma de fortalecer as lutas da categoria e também de escolher democraticamente os representantes dos bancários e bancárias do Pará nos próximos 3 anos.

Acompanhe todas as notícias das Eleições Sindicais 2016 em nosso site e redes sociais.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.