Em menos de 24h, tentativa e assalto a banco são registrados no Pará

0

Nas primeiras horas desta sexta-feira (8), criminosos invadiram a agência do Banpará, em Viseu, nordeste paraense. Segundo testemunhas, os assaltantes fizeram reféns, interditaram vias da cidade e até a entrada do próprio batalhão da Polícia Militar (PM).

A vice-presidenta do Sindicato que também é funcionária do banco, Vera Paoloni, entrou em contato, por telefone, com bancários e bancárias de Viseu e a segurança do banco para saber sobre a assistência que está sendo dada.

“A parte da tesouraria ficou totalmente destruída sem qualquer condição de funcionamento da unidade que vai passar por perícia. Nos foi informado também que uma equipe da segurança do banco foi encaminhada para a cidade e que, após perícia e levantamento dos danos, a agência entrará na prioridade de reforma, sendo os bancários realocados para agências próximas de Viseu. O Sindicato entende que essas ocorrências, no mesmo dia, são um indicativo inicial de reorganização do crime de assaltos a bancos e, o retorno da insegurança bancária. Sem contar no prejuízo à população de Viseu que opera com o Banpará. Tanto a equipe da segurança pública como a segurança dos bancos precisam intensificar os trabalhos de inteligência para coibir possíveis futuros ataques”, comenta a dirigente sindical.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) confirmou que os reféns foram soltos e ninguém ficou ferido, mas que os criminosos conseguiram fugir.

“Equipes especializadas das Policias Civil e Militar, além de uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizam diligências na área para localizar os envolvidos no crime”, pontuou a Segup.

Tentativa de assalto ao Bradesco em Belém

Já em Belém, durante a madrugada de quinta-feira (7), trabalhadores da construção civil foram feitos reféns durante uma tentativa de assalto a agência do Bradesco, na Pedreira. A unidade está em reforma, e o serviço ocorre após o expediente bancário.

A Polícia foi acionada pelo gerente da unidade, que acompanhava tudo pela central de monitoramento, e chegou a tempo de impedir o assalto. A dupla de assaltantes foi presa em flagrante

“O Bradesco precisa reforçar a segurança à noite especialmente porque há pessoas trabalhando na reforma da unidade nesse horário. Felizmente ninguém ficou ferido, mas correram um enorme risco. Estive hoje de manhã com os colegas para ver de perto como está o clima no ambiente de trabalho após essa tentativa de assalto. Apesar do susto que é inevitável, todos estão em condições de trabalhar”, destaca a dirigente sindical, Eliana Lima, que também é bancária do banco.

Até agora, o Sindicato contabiliza 3 assaltos a bancos consumados em todo o Pará, e 1 tentativa. “Vésperas ou feriados ou ainda períodos de pagamento, as agências bancárias ficam mais expostas à ação de criminosos; essa constatação é com base nas datas das ocorrências e por isso nossa insistência de que nesses períodos a segurança seja reforçada, porque com a equipe de rotina é quase que impossível coibir esse tipo de sinistro, exemplo no que aconteceu em Viseu onde a entrada do batalhão da PM foi bloqueada”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA com agências de notícias

Comments are closed.