Em reunião sobre Call Center, Santander assegura recrutamento interno

0

Os trabalhadores do Call Center do Santander poderão aproveitar com maior eficiência o programa de mobilidade (recrutamento interno). A reivindicação foi feita pelos dirigentes sindicais e atendida pelo banco, com o objetivo de preencher vagas abertas na rede de agências sem interferências dos gerentes de áreas, por meio de inscrição para cargos em aberto, reaproveitando funcionários da casa.

A discussão sobre o programa ocorreu na terça-feira 15, em reunião específica com os Sindicatos dos Bancários de São Paulo e do Rio de Janeiro sobre o Call Center. “Queremos o aproveitamento dos trabalhadores para estimular o crescimento profissional”, afirma a diretora do Sindicato de São Paulo e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani.

Em 2010, o banco desenvolveu um curso no Call Center e, agora, os trabalhadores estão elegíveis ao programa de mobilidade. “Vamos acompanhar o processo para saber quantos funcionários estão sendo reaproveitados para as vagas em agências e se o programa está de fato funcionando”, alerta a dirigente.

SACs – Sobre as reclamações feitas ao Sindicato de São Paulo por trabalhadores da Bráulio Gomes e do Conjunto Nacional, onde funcionam os SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente), de que muitos estão desempenhando atividades que não fazem parte de suas funções, misturando atendimento de ouvidoria, nível I e II, entre outros, o banco se comprometeu resolver os transtornos até o fim do primeiro semestre.

Segundo Maria Rosani, o Santander alegou que a internalização de algumas áreas e o crescimento do SAC está gerando transtornos.

A questão das horas extras também foi debatida. “Não vamos aceitar que trabalhadores sejam coibidos a extrapolar a jornada. Representantes do banco já afirmaram que horas extras não são obrigatórias. O funcionário que se sentir pressionado deve denunciar ao Sindicato”, disse a dirigente sindical.

Outros temas específicos do SAC, como condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, serão tratados na próxima reunião, prevista para o dia 30 de maio.

Sem demissões – O processo de reestruturação do Call Center envolveu 83 funcionários das áreas de internet banking, seguros e consignados. Desses, 53 já estão sendo realocados e 30 trabalhadores ainda terão seus locais de trabalho definidos.

“O banco garante que não haverá dispensa e até o fim de maio os setores serão definidos. Essas pessoas continuarão trabalhando sem regime de escala, mudando o mínimo possível de suas rotinas”, conclui Maria Rosani.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo

Comments are closed.