Encontro aprova prioridades para a Campanha Nacional 2022 no Banpará

0

Salários, PCS, revisão de funções, concorrência e Saúde terão destaque na Campanha Nacional deste ano no Banco do Estado do Pará

Melhorias nas verbas salariais, na progressão da tabela do Plano de Cargos e Salários, nos processos de comissionamento e descomissionamento, na assistência à saúde, no combate ao assédio moral, nas condições de trabalho e na segurança bancária.

Esses eixos temáticos tiveram destaque nos debates realizados nesta quarta-feira 11/05, durante o 13º Encontro Estadual do Banpará, realizado virtualmente pelo Sindicato dos Bancário, o qual teve a inscrição de 167 funcionários e participação direta de 87 bancários e bancárias de todas as regiões do estado, além do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas – DIEESE, de dirigentes da Afbepa e Asbep, do Escritório de Advocacia Mary Cohen e da Contraf-CUT, através da diretora executiva e ex-presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim.

A economista do DIEESE, Seção Contraf-CUT, Vivian Machado apresentou uma análise detalhada dos indicadores econômicos e balanços financeiros do Banpará em 2020 e 2021, e demonstrou que o Banco do Estado está em plenas condições de negociar um acordo coletivo satisfatório para seus funcionários.

“O Banpará teve a maior rentabilidade do sistema financeiro dos últimos anos devido à baixa inadimplência e alta rentabilidade, o banco está saudável financeiramente e tem condições de negociar um bom acordo para os funcionários”, destacou a economista.

A vice-presidenta do Sindicato e funcionária do Banpará, Vera Paoloni, fez um resgate das conquistas dos últimos Acordos Coletivos do Banpará, apresentou propostas para a minuta deste ano e destacou a necessidade de unidade e de muita mobilização do funcionalismo em busca de avanços na Campanha Nacional deste ano.

“É importante nesta Campanha Nacional seguirmos empunhando a bandeira de defesa do Banpará como um banco público, assim como lutar por melhorias em nossa remuneração, e colocar a saúde e condições de trabalho como prioridades para o funcionalismo nesse processo. Vamos defender a renovação integral do nosso ACT, que é o melhor acordo da categoria bancária em todo Brasil, mas sabemos que é possível melhorar ainda mais e vamos lutar muito por isso”, afirmou Vera Paoloni.

A diretora do Sindicato em Marabá e também funcionária do Banpará, Heidiany Moreno, destacou outros pontos que considera fundamentais para a campanha deste ano no Banpará.

“O processo seletivo no Banpará precisa de critérios e transparência, as avaliações de desempenho devem ser de 360 graus, precisamos ter rodízios de gerentes regionais, como é feito com gerentes, e que o nosso plano de saúde seja regionalizado, com melhor cobertura e rede de atendimento”, ressaltou Heidany Moreno.

A presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, destacou que todos os inscritos no Encontro do Banpará estão automaticamente inscritos na Conferência Bancária que será realizada virtualmente nos dias 13 e 14 de maio; pediu a participação de todos e todas na Consulta para a minuta nacional deste ano; e conclamou o funcionalismo do Banpará para construir uma Campanha Nacional histórica em 2022.

“Temos uma grande tarefa nesse ano, que é lutar para reconstruir os pilares democráticos e populares em nosso país, pela garantia do emprego e valorização dos salários, elementos fundamentais para o nosso crescimento socioeconômico. E a Campanha Nacional da categoria bancária cumpre o papel de defender os bancos públicos, com respeito e valorização da categoria bancária. Por isso, a hora é de fortalecermos nossa unidade e resistência em defesa dos nossos direitos no Banpará e em todos os bancos”, concluiu Tatiana Oliveira.

Após os debates, a presidenta do Sindicato encaminhou a votação em bloco das propostas apresentadas, as quais serão sistematizadas como minuta e, após a conferência estadual e nacional, a pauta de reivindicações será enviada à diretoria do Banpará.

Ao final do encontro, foi aprovada moção de repúdio apresentada pela presidenta da Afbepa, Kátia Furtado, à conduta ofensiva de gerente do Banpará a uma bancária grávida que passou mal e foi hospitalizada.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.