Encontro da Caixa dá início à Campanha Nacional 2022 no Pará

0

Evento ocorreu de forma virtual, contou com presença de dirigentes sindicais nacionais da Caixa e elegeu a delegação do Pará ao Conecef

O 13º Encontro Estadual dos Empregados e Empregadas da Caixa no Pará, realizado pelo Sindicato dos Bancários, ocorreu de forma virtual na noite desta terça-feira (10) e deu início à Campanha Nacional 2022 da categoria na instituição. Todos os participantes do Encontro da Caixa já estão inscritos na Conferência Estadual Bancária do Pará, que ocorrerá nos próximos dias 13 e 14 de maio.

A atividade contou com a presença da Coordenadora da Comissão de Empregados da Caixa, Fabiana Proscholdt e da diretora da Fenae Rachel Weber, que contribuíram com os debates de diversos assuntos que estão na ordem do dia para os bancários e bancárias da Caixa no Pará. Também esteve presente a advogada Célia Menezes, do escritório Mary Cohen.

“O modelo de Caixa que nós do movimento sindical defendemos é diferente desse modelo que vem sendo praticado atualmente, e que tem adoecido nossos colegas. Precisamos de uma reestruturação na Caixa que seja humanizada, que valorize o trabalho bancário, que nos garanta saúde e condições de trabalho e que fortaleça o caráter público e social da Caixa, que é o banco do povo brasileiro”, destacou Fabiana Proscholdt.

“Acredito que vamos manter a Caixa pública e social e que a nossa Campanha Nacional 2022 será histórica, em um ano decisivo, onde o mundo olha para o Brasil nessas eleições. No Saúde Caixa ainda temos muitos desafios, na Funcef temos a questão do contencioso para resolver, mas tenho certeza de que vamos construir uma proposta de minuta coerente e que vamos fazer uma Campanha de muita mobilização e unidade em defesa da Caixa e dos bancos públicos”, ressaltou Rachel Weber.

Ao final do Encontro, os participantes aprovaram propostas à minuta específica que serão levadas para o 38º CONECEF, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho, em São Paulo, de forma híbrida, como:

. Contratação de mais empregados e abertura de novas agências,

. Ampliação da rede credenciada no Saúde Caixa e retomada do comitê gestor local do plano com participação do Sindicato,

. Novos rumos para a Funcef a serem construídos coletivamente com os novos dirigentes eleitos,

. Combater as metas abusivas e o adoecimento mental dos empregados,

. Garantir condições de trabalho dignas e de saúde para todos os empregados, inclusive aos gestores,

. Construir canal de denúncias específicas sobre assédio moral na Caixa,

. Celeridade aos processos de ouvidoria interna da Caixa,

. Valor adicional para empregados com filhos autistas e outros transtornos, para pagamento de tutor ou despesas com tratamentos, como existe no Banpará,

. Jornada diferenciada para pais com filhos autistas e outros transtornos em acompanhamento de terapias de sáude.

O encontro também aprovou nota contrária a retirada de patrocínio dos empregadores nos planos de previdência complementar, bem como contra a quebra de monopólio da empresa quanto ao Penhor.

“Queremos que a Caixa faça estudo de medição sobre os atendimentos sociais, pois o nosso cotidiano aqui no Pará é de muitas agências lotadas, onde os clientes têm dificuldades de utilização de tecnologias digitais, sobretudo nas áreas rurais e ribeirinhas. O Pará foi onde a Caixa mais contratou empregados recentemente, mas ainda não é suficiente, precisamos de um estudo sobre adequação do quadro funcional para o atendimento social e precisamos ter respostas para essa situação durante nossa Campanha Nacional 2022. Por isso, nossa unidade e mobilização ao longo dessa campanha será fundamental para termos nossas conquistas garantidas. Parabéns a todos e todas que participaram e construíram esse importante fórum de luta dos empregados da Caixa em nosso estado”, afirmou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

Confira a delegação do Pará eleita para o 38º CONECEF (8 a 10 de junho):

Presencial:
Tatiana Oliveira, Cristiane Aleixo e Joacy Pereira
(Paulo Maurício – suplente)

Virtual:
Paulo Maurício Silva, Suzana Gaia e Edelson
(Ana Silmara – suplente)

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.