Encontro do BB dá largada para Campanha Nacional 2022 no Pará

0

O 13º encontro estadual paraense dos bancários e bancárias do Banco do Brasil rumo à Campanha Nacional 2022 foi recheado de muito debate e preocupação sobre o fundo de investimentos dos funcionários – Previ.

A abertura se deu pontualmente às 18h45 com a saudação inicial do presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-UT/CN, Cleiton Santos; da presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira; e da vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni.

Após a saudação, foi feita a leitura do Regimento Interno, enviado por previamente por e-mail a todas e todos que se inscreveram, que foi aprovado sem nenhuma objeção.

Sobre as condições de trabalho, os temas definidos para reger o encontro foram:

1. Assédio Moral no Banco do Brasil;
2. Condição de trabalho nas agências e departamentos;
3. Teletrabalho Institucional e Emergencial;
4. Saúde e Adoecimento.

CONJUNTURA

O convidado para a mesa de conjuntura foi o companheiro Cleiton Santos, que além de agradecer o empenho e as sucessivas vitórias das eleições da CASSI e PREVI, contou uma pouco sobre como está o debate em torno da consulta pública sobre o patrocínio dos fundos de investimento, e a necessidade não só de eleger Lula presidente, mas de uma bancada que atenda e defenda os direitos da classe trabalhadora.

“É fundamental que nós respondamos e compartilhemos com os colegas para também responderem a consulta nacional. A última teve 40 mil respostas. Precisamos também estarmos atentos e vigilantes para defender a democracia, independente de grupo. Por exemplo, o Governo Federal sai dos limites da constitucionalidade com sérios riscos de prejuízo no processo eleitoral. Já propondo apuração paralela, pelos militares, ameaças com mais profundidade com pessoas que estão manifestando apoio ao Lula”, defendeu Cleiton Santos.

DEBATE

O encontro discutiu sobre o assédio no Banco do Brasil, condições de trabalho, tanto de equipamento quanto de falta de funcionários, a relação saúde e adoecimento que tem levado a muitos afastamentos, além de questões de insalubres com exposição dos colegas em risco no trabalho.

“Temos tido alterações como as PSO’s, que refletem diretamente nas condições e volume de trabalho. Há também mudanças em relação às inovações tecnológicas, correspondentes bancários, bem como banco de horas com excessivas horas negativas. Sobre isso, já há tratativa com o banco, mas ainda não temos proposta pronta na mesa quanto as horas impagáveis”, informou Gilmar Santos.

Confira um resumo das propostas aprovadas para o Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – CNFBB:

– Negociação com o banco sobre teletrabalho e suas condições de trabalho;
– Tratar sobre o plano dental, pois não tem atendimento no interior;
– Home office com possibilidade de uma ou duas vezes na semana;
– Hora extra remunerada e não compensada com folga;
– Adesão de mais prestadores, além de reforçar a capilaridade da Cassi;
– Desconto nas horas extras negativas dos colegas afastados que não puderam trabalhar remotamente;
– Há exames básicos como de sangue com dificuldade de serem pagos via CASSI;
– Horas extras negativas serem tratadas com anistia;
– Trabalhadoras e trabalhadores adoecidos por doença ocupacional tem de receber ressarcimento integral das despesas;

Houve ainda ponderação sobre os 15 minutos de horas extras, o que foi encaminhado para esclarecimentos do escritório jurídico sobre a ação que versa sobre o tema.

“O sindicato ajuizou uma Ação Civil Pública – ACP, sobre o artigo 384 da CLT, ainda em vigência à época (revogado na reforma trabalhista). Foi dado o resumo da ação, no entanto não houve consenso com o banco na última audiência. Assim, a decisão não foi transitada e julgada. O banco recorreu pelo não pagamento destes 15 minutos de horas extras”, explicou Luciano Danin, advogado do escritório de advocacia Mary Cohen.

Após o debate, os eleitos e eleitas (por ordem alfabética) para o 33º CNFBB foram:

Titulares
Antônio Cardoso Da Silva Junior
Gilmar José Santos
Idene Gomes Araujo
Rafaela Carletto Gerônimo
Rosalina Do Socorro Ferreira Amorim
Wellington Antônio Bonfim Araújo

Suplentes
Alexandre Santos
Wagner Wendell

O Congresso será híbrido

Ao final do Encontro, a presidenta Tatiana Oliveira agradeceu a presença de todos e todas.

“Os ataques aos nossos direitos são constantes, e nós da classe trabalhadora vivemos sob fortes ameaças, ainda assim nos propomos a construir um bom combate debatendo sobre melhores condições de trabalho para a nossa categoria. A todos e todas, agradeço a participação no encontro, e que bom que a tecnologia, de certa forma, nos aproxima”, finalizou Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.