Encontros estaduais marcam arrancada para Campanha Nacional no Banco do Brasil e na Caixa

0

Alberto Cunha contribuiu com o debate dos encontrosNo último sábado, dia 30 de maio, ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários do Pará a sétima edição dos encontros estaduais dos bancários e bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. Todas as regiões do estado estiveram representadas.

Bancários de todas as regiões do estado presentes no eventoO evento também contou com a contribuição ao debate do ex-presidente do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Alberto Cunha (Betinho), que palestrou sobre saúde do trabalhador e os desafios para a categoria bancária nos bancos públicos federais.

As atividades, além de aprovarem propostas para a construção das minutas específicas dessas corporações, também elegeram representantes para defendê-las durante o 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) e o 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CONECEF). Ambos serão realizados nos dias 12,13 e 14 de junho em São Paulo, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, onde serão definidas as minutas específicas do BB e da Caixa.

Banco do Brasil – A pauta do Encontro Estadual do BB seguiu os mesmos eixos do CNFBB: Remuneração e Condições de Trabalho, Saúde e Previdência, Organização do Movimento, e o Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional.

Diretor Gilmar Santos coordenando mesa no encontro do BB“Dentre tudo o que foi debatido no encontro do Banco do Brasil, as demandas relacionadas à segurança, saúde e melhores condições de trabalho foram as mais relevantes, tendo em vista o crescimento anual da violência contra bancos no Pará, sobretudo no BB, e a precariedade de diversas unidades constatadas pelo Sindicato durante as caravanas que realizamos permanentemente pelo estado”, destaca o diretor do sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

Debate no encontro da CaixaCaixa – O encontro da Caixa Econômica também seguiu os eixos do CONECEF, e os temas debatidos foram: Saúde do trabalhador, condições de trabalho e Saúde Caixa; Funcef, aposentados e Prevhab; Segurança bancária, infraestrutura das unidades e terceirização; Caixa 100% pública, contratação, Sipon e jornada; Isonomia, carreira e GPD.

Dentre os pontos de discussão, destaque para as particularidades dos empregados e empregadas das agências barco, sobretudo no que diz respeito à segurança e jornada de trabalho.

5Além disso, no encontro da Caixa foi aprovada uma moção exigindo convocação imediata de concursados, tendo em vista a necessidade urgente de mais empregados e empregadas no quadro funcional das agências do banco, em todo o estado.

“Além de termos feito um bom debate sobre todos os eixos que nortearão a Campanha Nacional 2015 dos empregados e empregadas da Caixa, reafirmamos nossa defesa pela Caixa 100% pública e pelo seu fortalecimento com a valorização da categoria, contratação de novos empregados e abertura de novas agências, pois a Caixa é um banco do povo brasileiro e disso não abrimos mão”, afirma a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

Confira as delegações eleitas:

Delegação eleita no Banco do BrasilBanco do Brasil

Titulares
Rosalina Amorim
Gilmar Santos
Cristina Félix
Wellington Araújo
José Antônio Ferreira
Victor Guimarães

Suplentes
Tânia Barbosa
Diego Azevedo
Ernani Carvalho Filho
Delegação eleita no encontro da CaixaCaixa Econômica

Titulares
Tatiana Oliveira
Heider Alberto
Rafael Cunha
Cícero Monteiro
Tatiane Moraes
Helena Lima (aposentada)

Suplentes
Joacy Pereira
Josiana Silva
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.