Energia Solar: Sindicato inova com inauguração de usina de energia limpa e sustentável

0

Investimento deve gerar 80% de economia em gastos com energia em médio prazo, além de benefícios ambientais

Um sonho que se tornou realidade! Nesta sexta-feira 27/08, véspera do Dia Nacional da Categoria Bancária e do aniversário de 38 anos da CUT, o Sindicato dos Bancários do Pará inaugurou a sua usina de energia solar, na sede própria da entidade, em Belém.

O evento foi a primeira atividade presencial do Sindicato durante a pandemia do novo coronavírus, motivo pelo qual contou com participação de público reduzido no auditório da entidade, devido as restrições de segurança sanitária para o período.

Entre os presentes estavam delegados e delegadas sindicais, lideranças de movimentos sociais e associações de trabalhadores, dirigentes sindicais e funcionários do Sindicato.

Após o café da manhã, a cerimônia de inauguração teve uma mesa de saudação composta pela presidenta do Sindicato dos Bancários, Tatiana Oliveira; pelo vice-prefeito de Belém, Edilson Moura; pela presidenta da CUT Pará, Euci Ana Gonçalves; o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga; o secretário de comunicação da Fetec-CUT Centro Norte, Sérgio Trindade; o dirigente da CTB Pará e ex-dirigente do Sindicato dos Bancário, José Marcos Araújo; e pela delegada sindical no Banpará e ex-dirigente do Sindicato, Salete Gomes.

Em seguida, a Green Energia, empresa responsável pela execução da obra, apresentou tecnicamente a usina de energia solar e falou sobre os benefícios ambientais e econômicos que o empreendimento trará para o sindicato e para a sociedade.

A inauguração encerrou com o desenlace da fita inaugural da usina de energia solar e entrega de mudas de plantas como brinde aos presentes, para simbolizar a valorização da vida e do meio ambiente.

“Estamos muito felizes em inaugurar nossa usina de energia solar, a primeira de um sindicato bancário da base da Contraf-CUT e da Fetec-CUT Centro Norte. Esse projeto nasceu ainda na gestão do nosso ex-presidente do Sindicato, Gilmar Santos, e com muita honra e alegria estamos entregando esse presente para a categoria na véspera do Dia dos Bancários e Bancárias. Essa foi uma promessa de campanha que agora é realidade e vamos trabalhar para que a economia que teremos com a usina seja revestida para as lutas da categoria bancária e da classe trabalhadora!”, comemora a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira

“Nós da Contraf estamos muito orgulhosos, pois é a primeira entidade filiada a nossa Federação a adquirir a  energia solar. E isso representa um passo importante para os Sindicatos dos Bancários de todo o Brasil, e a gente espera que outras entidades adotem a mesma ideia, que a economia vamos ter, e os benefícios para o meio ambiente possam ser transformados em suporte para as lutas da nossa categoria”, disse o Secretário Geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga.

O investimento no projeto foi de R$ 389.739,00. A usina bancária de energia solar já está em funcionamento e, com o seu potencial de produção energética diário que será integrado à rede da Equatorial, empresa distribuidora de energia no Pará, vai abastecer a sede de Belém e as subsedes de Santarém e Marabá e vai gerar uma economia de aproximadamente 80% na conta de energia elétrica da entidade.

 

Fonte: Bancários PA 

Comments are closed.