Engenheiro elétrico por formação, bancário por convocação: Caravana Bancária amplia sindicalização em Cametá

0

No exato dia em que o engenheiro elétrico, Adriel Ferreira completava um mês como bancário do Banpará em Cametá, nordeste paraense; a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, e a vice, Vera Paoloni, que também é bancária do Banco do Estado, visitavam a cidade em Caravana Bancária junto com o dirigente, Gilmar Santos. Mas nessa quinta-feira (10), dia de comemoração para Adriel quem ganhou o presente foi toda a categoria com a filiação dele, de outro bancário da mesma agência e mais uma funcionária do Bradesco.

Adriel e Vera Paoloni, vice-presidenta do Sindicato

“Um mês aí completando, a nova etapa aí que espero que seja muito produtiva e eu estou muito feliz de estar fazendo parte dessa família Banpará”, comemora Adriel.

Sobre a importância da sindicalização, o bancário tem a seguinte avaliação. “Eu acho muito importante garantir nossos direitos né? Ter alguém que nos represente, lute pelas nossas causas. Eu acho de extrema importância fazer parte do Sindicato”, afirma.

“Muito bem-vindo ao Sindicato, conte conosco tanto você como os demais colegas aqui da agência, de Cametá e de todo o Pará, pois fomos eleitos e estamos como dirigentes sindicais em defesa dos nossos direitos, ampliação dele e fortalecimento da classe trabalhadora que se dá também a cada nova sindicalização”, explica Vera Paoloni.

Enquanto sobra afeto e boa receptividade, faltam centrais de ar funcionando e banheiro para clientes e usuário na agência bancária.

“Das seis centrais de ar existentes na unidade apenas duas estavam funcionando, e a agência sequer tinha aberto para atendimento ao público; ou seja, quando abre o calor fica ainda pior. Vamos reforçar o pedido já feito ao setor responsável pela gerência local de conserto das máquinas; e abrir um chamado novo sobre a necessidade de um banheiro dentro da unidade para clientes e usuários, que aliás é lei”, lembra a dirigente sindical.

A Lei é Estadual, 8.773/2018 de autoria do deputado estadual reeleito, Carlos Bordalo (PT), que determina a instalação de banheiros em agências bancárias.

Bradesco e a insegurança

Um dos itens de segurança bancária considerado essencial pelo Coletivo Nacional, estabelecido também em Lei 7.102/83, a porta giratória com detector de metais há anos é vista cada vez menos nas unidades do Bradesco que inauguram novos agências e postos sem o dispositivo. “Em Cametá, por exemplo, não existe. A pauta é permanente mesmo a direção do banco insistindo em abrir espaços sem o dispositivo alegando que outras medidas de segurança eficazes e menos onerosas estariam sendo adotadas em acordo com a legislação”, lembra Vera Paoloni.

Café da manhã no BB

Café da manhã no BB em Cametá

Já no Banco do Brasil (BB), o diretor sindical e também bancário do BB, Gilmar Santos foi carinhosamente recebido com um café da manhã antecedido por uma reunião com o funcionalismo da agência que fizeram um balanço da Campanha Nacional da categoria, Eleições 2022 e futuro dos bancários e bancárias no próximo governo.

“Felizmente a democracia venceu nas urnas e teremos de volta um representante que senta para dialogar com a classe trabalhadora, mas temos total consciência que a luta para reconstruirmos o país, fortalecer os bancos públicos ainda será árdua; mas dessa vez conseguimos ter esperanças reais de dias melhores”, destaca Gilmar Santos que ainda lembrou da última visita dele ao município após assalto a agência bancária do BB que terminou com um refém morto, unidade totalmente destruída e uma região toda em luto.

“É um triste episódio que jamais iremos esquecer, e a pauta segurança bancária sempre esteve nas nossas bandeiras de luta pela vida da categoria e também de todos os clientes e usuários”, finaliza o diretor do Sindicato.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.