Entidades entregam minuta específica ao Banco da Amazônia

0

Entrega da minuta do Banco da Amazônia 2014Sindicato dos Bancários do Pará, Contraf-CUT e Fetec-CUT Centro Norte entregaram na manhã desta quarta-feira (13) a minuta específica de reivindicações dos empregados e empregadas do Banco da Amazônia. A solenidade de entrega ocorreu na matriz do banco, em Belém. A primeira rodada de negociações ficou agendada para o dia 22 de agosto (sexta).

Os trabalhadores foram representados pela presidenta do Sindicato Rosalina Amorim, além do vice-presidente da entidade, Marco Aurélio Vaz, o diretor jurídico, Cristiano Moreno e o diretor de bancos federais, Heider Alberto; o secretário de organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira, o vice-presidente da Fetec-CN, Sérgio Trindade e o diretor da Federação, Ronaldo Fernandes.

Pelo Banco da Amazônia participaram a gerente da GEPES, Edwiges Lemanski, o gerente da GEPRO, José Moura e coordenador da mesa pelo banco e o diretor da DIREC, Luiz Otávio Monteiro, que estará à frente das negociações pela primeira vez esse ano.

Dentre as principais reivindicações específica dos empregados do Banco da Amazônia estão:

:: Patrocínio do Banco da Amazônia ao Plano de Saúde;
:: Isenção de tarifas para os empregados do Banco da Amazônia;
:: Vale Cultura pata todos e todas;
:: Implementação do PCCR no prazo de 24 meses a contar da assinatura do ACT 2013-2014;
:: Imediato acesso dos empregados do Quadro de Apoio a todas as funções comissionadas;
:: Reabertura dos programas educacionais a todos os empregados e empregadas;
:: Retomada da Ciriana;
:: 13º tíquete integral;
:: Promoção por antiguidade a cada 2 anos;
:: Valorização dos TC’s com a garantia do salário que é pago nos demais bancos federais.

“Para nós é muito importante começarmos a Campanha Nacional no Banco da Amazônia já com a minuta entregue. Esperamos que o calendário específico de negociação possa acompanhar o calendário nacional e que o banco venha para a mesa de negociação com a mesma disposição que as entidades sindicais. Queremos avançar nas conquistas da categoria e esperamos fechar o acordo coletivo democraticamente em mesa de negociação, assim como assinar o ACT logo após o fechamento da campanha”, ressalta a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Hoje todos os bancos federais são convidados a acompanhar a mesa. O ato de entrega está determinado em lei e hoje vamos entregar a minuta geral, a específica e o pré-acordo, como forma de comprovarmos a entrega das nossas reivindicações à direção do banco. Sabemos que o processo não será fácil, mas as entidades sempre estão abertas ao diálogo em busca de ter os anseios da categoria atendidos”, afirma o secretário de organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira.

“Não podemos esquecer que esse documento representa uma construção democrática de todas as reivindicações do funcionalismo do Banco da Amazônia, durante o 6º Congresso Nacional dos empregados do banco aqui em Belém. Reforço também a importante do calendário específico seguir o nacional, até porque aqui no Estado temos o Círio e quando a greve acontece no mesmo período acaba afetando a população”, pontuou o vice-presidente da FetecCN, Sérgio Trindade.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.