Entidades vão às ruas em defesa do funcionalismo do Banpará

0

Entidades protestam em defesa do funcionalismo do BanparáDescomissionamentos e demissões imotivadas. Esse é o cenário atual instalado pela diretoria do Banpará nos últimos meses. A atitude, que ignora os 25 anos do Comitê Disciplinar, tem preocupado os funcionários e funcionárias que convive com a incerteza de um emprego conquistado após anos de cursos preparatórios. 

Para denunciar esses abusos e desrespeito com os trabalhadores, o Sindicato dos Bancários do Pará, Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Federação dos Trabalhadores em Empresas do Crédito Centro Norte (Fetec-CN) e a Associação dos Funcionários do Banpará (Afbepa) estiveram na manhã desta quinta (29) em frente a matriz do Banco. 

Rosalina Amorim - Estamos na luta em defesa do funcionalismo do Banpará“Estamos nessa luta pelo fortalecimento do Banpará, e é importante que o funcionalismo também abrace essa causa. Juntos, somos mais fortes, e podemos pressionar o banco a voltar atrás e rever seus conceitos. Além desse ato, estamos buscando na justiça do trabalho a reintegração do funcionário demitido. Queremos um Banpará cada vez mais forte”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim. 

No início do mês, um bancário foi demitido sem justa causa e sem passar pelo julgamento do Comitê Disciplinar. 

Érica Fabíola - Não aceitamos descomissionamentos sem explicações“A direção do Banpará precisa lembrar que também são funcionários do Banco e dependem disso para o sustento de sua família, da mesma forma como o bancário que foi demitido sem justa causa. Tanto a demissão quanto o descomissionamento não podem acontecer dessa forma, sem explicações, em um banco público”, ressalta a diretora do Sindicato que também é funcionária do Banpará, Érica Fabíola. 

As entidades também lembraram a importância do Banco para o povo paraense. Em 2011, cerca da metade dos 124,9 milhões do lucro do Banpará foram repassados ao Estado para que fossem aplicados em recursos voltados à população. 

“Nenhum banco repassaria a metade do seu lucro para o Estado, e os principais responsáveis pelo que o Banpará é e representa hoje para o povo paraense, são os funcionários e funcionárias; que ao invés de serem respeitados e reconhecidos pelo seu trabalho, estão sendo demitidos e destituídos de suas funções sem nenhuma explicação”, destaca o vice-presidente do Sindicato e da Fetec-CN, Sérgio Trindade.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.