Entidades realizam última mesa permanente de 2022 com o Basa

0

Reunião tratou de temas como PLR, aposentadoria e o calendário de mesas permanentes para o próximo ano com o Banco da Amazônia

O ano de 2022 chega em sua reta final, mas ainda deu tempo para as entidades sindicais realizarem a última mesa permanente do ano com o Banco da Amazônia. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira 23, de forma virtual.

A representação dos trabalhadores nesta mesa foi feita pela presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira; o secretário geral do Sindicato e coordenador da Comissão de Empregados do Basa, Sérgio Trindade; o diretor do SEEB-PA e empregado do Banco, Cristiano Moreno; o presidente da Fetec-CUT Centro Norte, Cleiton Silva; o diretor do SEEB-RO e empregado do Basa, Ricardo Vitor; com assessoria jurídica de Célia Menezes e Luciano Danin, ambos do Escritório Mary Cohen de advocacia trabalhista e sindical.

O Basa foi representado por Francisco Moura, Bruna Paraense e Daniela Vasconcelos.

Confira a seguir um breve resumo dos assuntos debatidos:

PLR 2022

O Basa apresentou seu resultado consolidado de metas até setembro de 2022, o qual atingiu quase 100% das metas no somatório de PLR Social e PLR Módulo Básico. Embora o último trimestre do ano ainda não tenha encerrado, o Banco da Amazônia avalia que todos os seus indicadores devem alcançar 100% e a PLR 2022 deve ser distribuída integralmente aos seus empregados.

PLR 2023

O Banco apresentou sua metodologia de metas para a PLR 2023 a ser encaminhada para a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST, que é a mesma praticada nos últimos anos, que considera a meta do último ano e a média do resultado dos últimos 5 anos, em cada indicador. A única mudança, segundo os representantes do Basa, foi a alteração em um indicador: o CFL (Crédito de Fomento Liberado) foi substituído pelo ICCP (Índice de Crescimento de Carteira Própria), o qual considera todos os créditos ofertados pela empresa.

Aposentadoria

O Banco da Amazônia propôs renovação do Acordo Coletivo de aposentadoria compulsória aos empregados com 70 anos ou mais. As entidades sindicais disseram que há a possibilidade de renovação, contudo precisam de uma nova avaliação jurídica sobre o caso, além de realizar consulta às demais entidades e ao público alvo sobre a proposta do banco.

Calendário 2023

O Basa apresentou proposta de temas para as mesas de negociação permanente para os 6 primeiros meses de 2023. Os temas propostos foram: Clima organizacional; Diversidade; Ponto Eletrônico; Treinamento/Qualidade de Vida; Saúde Amazônia. As entidades sindicais solicitaram que a proposta seja encaminhada por e-mail para que as mesmas possam se manifestar sobre as temáticas das reuniões e sobre as datas.

Extra-pauta

Ao final da reunião, o coordenador da comissão de empregados do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade informou que estará afastado de suas atividades sindicais para realização de procedimento cirúrgico e tratamento de saúde. Por esse motivo, as reuniões com o Basa serão acompanhadas pelo presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton Silva.

Avaliações

“Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos em 2022, encerramos as mesas com o Banco da Amazônia de forma positiva. Esperamos que em 2023, com a posse do novo Governo Lula, possamos avançar em diversos assuntos, inclusive na revisão de demissão do Quadro de Apoio do Basa”, destaca a presidenta do SEEB-PA, Tatiana Oliveira.

“Encerramos o ano ressaltando a importância da mesa de negociação para os empregados, pois a partir do diálogo, mesmo com as divergências, conseguimos avançar em soluções para as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras e é com esse princípio que pretendemos seguir e avançar em 2023”, afirma o coordenador da COE Basa, Sérgio Trindade.

“O ano de 2022 foi difícil em diversos aspectos, como as tentativas de retirar direitos que sofremos, mas conseguimos avançar em muitas questões a partir da nossa unidade, luta e resistência. Desejamos a todos e todas um feliz natal e um ano novo com muitas lutas e conquistas”, finaliza o diretor jurídico do SEEB-PA e empregado do Basa, Cristiano Moreno.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.