És do grupo de risco do Banpará?! Participe da telereunião de segunda (9)

0

O Sindicato dos Bancários do Pará se solidariza aos bancários e bancárias do grupo de risco do Banpará, que tiveram que retornar ao trabalho presencial, e informa ao funcionalismo que está numa força-tarefa junto à Justiça, e agora ao Ministério Público do Trabalho para que medie a situação entre a entidade e o Banpará, no sentido de resguardar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Várias medidas preventivas foram previstas nos acordos com Banpará para todos os funcionários, inclusive para quem está no trabalho presencial e na linha de frente do atendimento, mas o banco está expondo os mais vulneráveis obrigando o grupo de risco a ficar no presencial, sem observar as especificidades.

Para atualizar tal grupo de todos esses trâmites e ações das dirigentes sindicais e assessoria jurídica, o Sindicato convoca os bancários e bancários que fazem parte do grupo de risco para telereunião, na próxima segunda-feira (09), às 18h, pelo aplicativo Zoom; mas atenção, é preciso confirmar inscrição para poder receber o link da sala.

Clique aqui e faça sua inscrição

No dia da reunião você receberá, por email, as orientações de como entrar na sala de reunião e os procedimentos necessários.

Entenda o caso

Na terça-feira (3), o Banpará apresentou, à justiça, defesa para explicar a convocação de retorno dos bancários e bancários que integram o grupo de risco da covid-19. O chamamento para a volta imediata foi feita pelo Comunicado 20/2020, de 18 de setembro.

No mesmo dia, o Sindicato solicitou à justiça uma decisão o mais breve possível.

“Nossos colegas não podem se expor dessa forma diante do crescimento dos casos confirmados, principalmente aqui na Região Metropolitana de Belém; ratificado pelo poder público municipal e especialistas na área de saúde. Desde o início da pandemia defendemos o isolamento do grupo de risco e seguimos garantindo até aqui, mas o Banpará de forma unilateral decidiu não mais negociar e esse caso acabou indo parar na justiça”, destaca a vice-presidenta do Sindicato e bancária da instituição financeira, Vera Paoloni.

Relembre o que o Sindicato solicita na ação

1) Tornar sem efeito o Comunicado de Diretoria nº 20/2020, expedindo novo comunicado específico para este fim, o qual deverá informar a manutenção do afastamento dos integrantes dos grupos de risco.

2) Afastar os integrantes dos grupos de risco do trabalho presencial em suas agências e demais unidades, já a partir de 23.09.2020, devendo os mesmos voltarem ao trabalho remoto a partir desta data.

3) Manter os integrantes dos grupos afastados do trabalho presencial em suas unidades e agências, salvo se preenchidos os requisitos constantes em decreto governamental, sejam os requisitos do Decreto nº 800 do Governo do Estado do Pará – Regiões ou Municípios com Bandeira Azul –, sejam os requisitos de eventual novo decreto ou se preenchido pelo empregado os seguintes requisitos já firmados anteriormente.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.