Escola de formação da CUT Chico Mendes na Amazônia realiza 2º módulo do FF

0

O segundo módulo do Curso de Formação de Formadores – FF realizado pela Central Única dos Trabalhadores – CUT, através da Escola de Formação Chico Mendes na Amazônia, aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários, em Belém do Pará, no período de 01 a 03 de agosto de 2022. Nesta etapa participaram sindicalistas dos Estados do Pará e Amapá, com o objetivo de receber capacitação para poder formar suas bases.

A primeira atividade do segundo módulo abordou como os participantes saíram do primeiro módulo e realizou a devolutiva da atividade inter módulo sobre análise de conjuntura e seus elementos. Na sequência o educador, Tácito Pereira, iniciou o trabalho já sobre o conteúdo: como fazer trabalho de base e seus objetivos.

Nos dois dias seguintes, a capacitação focou no tema que chama os trabalhadores para a reflexão sobre as eleições gereis no Brasil, que acontecem em outubro próximo. Os participantes receberam uma cópia da Plataforma da Classe Trabalhadora, que é um caderno de propostas da CUT Nacional, para a gestão público do Brasil e foi entregue recentemente ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do FF com a Plataforma é realizar atividade formativa entre os módulos dois e três do curso para apresentar essas propostas às bases dos trabalhadores por meio de oficina, roda de conversa ou seminário.
A equipe do Amapá propôs a realização de um seminário onde vai reunir sua base e chamar os candidatos a governador, senador e deputados federal e estadual, para debater a plataforma e assinar carta compromisso dos candidatos com a classe trabalhadora. Outra atividade proposta foi o combate as fake News por meio da criação das brigadas digitais.

No último dia de curso os alunos participaram do lançamento da brigada digital do Sindicato dos Bancários, evento bastante concorrido e com as presenças de pré-candidatos a deputados estadual e federal pelo Estado do Pará, pelo partido dos trabalhadores – PT.

O encerramento do Curso indicou a realização do terceiro módulo do FF, para a cidade de Santarém, no Oeste do Pará, para os dias 24, 25 e 26 de novembro. A formação encerrou com a dinâmica de troca de livros entre os participantes.

 

Fonte: Sindsep/ AP

Comments are closed.