Marabá: Falta de credenciados do Saúde Caixa é pauta de reunião virtual

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Ter um plano de saúde, mas não poder contar com ele quando mais precisa, dependendo da urgência e gravidade do momento, pode ser desesperador, ainda mais numa pandemia. Bancários e bancárias da Caixa em Marabá, sudeste do estado vivem esse drama, e quando o caso é urgente, o jeito é recorrer ao particular, mesmo tendo plano de saúde. O motivo? A falta de profissionais credenciados.

Reunião virtual sobre Saúde Caixa

Mas segundo representantes do Saúde Caixa de Goiânia, Ana Paula do Nascimento e Bento Carlos, além de  Renil das Chagas, Superintendente Executivo de Rede Varejo e um dos responsáveis pelo plano em Marabá, o credenciamento está sendo finalizado juntamente ao Hospital Unimed Fama e Clínica São Lucas.

Ainda de acordo com os dois, existe também a garantia de atendimento para urgência e emergência pelo plano, o funcionário pode pagar pelo serviço que será reembolsado em 100% ao apresentar a nota fiscal do hospital e, mesmo o prazo pra esse reembolso sendo de 30 dias, foi informado que o Saúde Caixa costuma reembolsar urgência e emergência em 7 dias úteis, no máximo. Essas informações foram repassadas ontem (16) durante uma reunião virtual para discutir exclusivamente essa demanda.

“Outro ponto importante que falamos no encontro foi sobre o protocolo específico para teste da covid-19 nos locais onde não existem credenciados. O teste não está disponível para todos aqui na região e quando os colegas precisam recorrer ao plano, também não conseguem unidades credenciadas”, conta a dirigente sindical no sudeste paraense, Heidiany Moreno.

Segundo os representantes do Saúde Caixa, o bancário e bancária devem entrar em contato com o plano para receber o reembolso do exame. Caso haja necessidade de deslocamento para garantia do atendimento, o plano também reembolsa o valor gasto pelo empregado ou empregada. Mas antes é necessário estar atento ao pedido do médico para o PCR ou sorologia a partir do oitavo dia de sintomas.

Para consultas eletivas em outra cidade, o Saúde Caixa garante o deslocamento e atendimento ou o reembolso da consulta particular na cidade onde mora e não há credenciado, conforme o bancário escolher. Vale frisar que o reembolso de despesa de deslocamento observa o valor da passagem rodoviária ou recibo de combustível compatível com a quilometragem percorrida em veículo particular.

Para obter reembolso de consulta eletiva, ou seja, marcada com antecedência, é necessário apresentar três orçamentos, na solicitação, ao Saúde Caixa, antes da realização da consulta. O procedimento é necessário para conseguir a autorização, além da cotação que pode ser repassada por telefone, bem como os valores da consulta, nome dos profissionais e o contato dos consultórios. Contudo, se não houver três médicos da especialidade no município, basta mandar apenas um ou dois orçamentos ao plano, explicando a realidade quanto à carência de determinados profissionais.

“Diante das informações repassadas na reunião entendemos que toda a documentação do credenciamento está em processo de finalização na Gesap, ou seja, falta pouco para termos credenciados em dois hospitais de referência em Marabá. Pedimos prioridade e celeridade nesta análise, além de colocar o Sindicato à disposição para ajudar. Caso isso não ocorra em breve, cobraremos novamente junto aos representantes do plano de saúde”, garante a presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

Foi também informado que a Clínica de Olhos VerMais, que segue ainda com pendências junto ao Saúde Caixa, estará com a situação regularizada em poucos dias, voltando a atender regularmente os usuários do plano.

Novidades à vista

Os representantes do Saúde Caixa informaram também sobre a possibilidades e tratativas para a permanência da telemedicina mesmo após o fim da pandemia, o que pode permitir o acesso a especialistas, mesmo em localidades distantes e sem burocracias de reembolso de consultas e deslocamentos. O Saúde Caixa estaria ainda organizando atuação para acompanhamento permanente de doenças crônicas e atenção primária, investindo em prevenção.

Fale com o Sindicato!

Em caso de problemas ou necessidade de orientação sobre o uso do plano, procure o Sindicato pelos telefones (91) 3344-7758 ou (91) 98426-1399 (whatsapp) e ainda pelo Fale Conosco direto no site bancariospa.org.br

 

Fonte: Bancários PA

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