Fetec-CUT/CN prorroga prazo para realização de pesquisa sobre adoecimentos

0

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) prorrogou para o dia 30 julho a pesquisa sobre “Práticas de Gestão, Violência e Adoecimento pelo Trabalho em Instituições Financeiras”, com o objetivo de medir o nível e as causas de adoecimento relacionadas ao trabalho no ramo financeiro. Além da pesquisa, que é sigilosa, também prosseguem a Clínica do Trabalho, pela qual psicólogos especializados estão ouvindo os trabalhadores que já adoeceram ou que estão tendo algum tipo de sofrimento por causa do trabalho, além do curso de formação de dirigentes sindicais para qualificação na área de saúde e condições de trabalho.

Para participar, basta clicar aqui

E para ter acesso à Clínica do Trabalho você pode entrar em contato com os psicólogos pelo email clinicadotrabalho.fetec.cn@gmail.com.

“Decidimos prorrogar a pesquisa para ampliar a participação dos trabalhadores em uma região tão imensa como é a nossa Federação, que abrange 13 sindicatos dos estados de MS, MT, PA, AC, RO, RR, AP e DF. Solicitamos a todos os sindicatos filiados que se engajem na convocação e realização da pesquisa, ampliando também para os trabalhadores dos outros setores do ramo financeiro”, pede Wadson Boaventura, secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN.

Com a pesquisa e com a Clínica do Trabalho o objetivo da Federação é realizar um diagnóstico preciso que forneça dados para negociar com os bancos soluções que ponham fim a essa verdadeira epidemia de adoecimentos que assola hoje os trabalhadores do ramo financeiro, de forma a estabelecer políticas sindicais e institucionais de prevenção e promoção em saúde mental da categoria.

Por que é importante participar da pesquisa e da Clínica

O trabalho está sendo coordenado pela psicóloga do trabalho Ana Magnólia Mendes, professora da Universidade de Brasília e pesquisadora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB, a maior especialista brasileira nas relações de trabalho da categoria bancária.

Paulo Reis Filho, da equipe da pesquisadora Ana Magnólia, é um dos psicólogos que estão ouvindo os trabalhadores na Clínica do Trabalho e dando suporte aos que estão adoecidos ou sofrendo com o trabalho.

Ele fala aqui da importância da participação na pesquisa e na Clínica. “É de sua importância a participação da categoria, respondendo a pesquisa que está disponível no site da Fetec. Esse é um mecanismo importante para que possamos desvendar, entender quais são os mecanismos de gestão presentes na organização de trabalho e a partir daí podermos combater suas causas. É fundamental que vocês respondam a essa pesquisa e divulgue para seus colegas”, afirma Paulo Reis.

“Outro ponto importante desse trabalho são os atendimentos clínicos disponibilizados pela Fetec onde eu e meu colega podemos fazer esse atendimento clínico, que é de suma importância para quem está com algum tipo de adoecimento ou sofrimento relacionado ao trabalho, seja depressão, ansiedade, sofrendo com uma pressão intensa, sobrecarga de trabalho. É um atendimento disponível. Basta acessar o email clinicadotrabalho.fetec.cn@gmail.com e falar diretamente com a gente”, convida o psicólogo.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN

Comments are closed.

This will close in 20 seconds