Fetec-CUT/CN realiza assembleia geral e pré-congresso em Belém

Fetec-CUT/CN realiza sua primeira assembleia geral em BelémNesta terça e quarta-feira (13 e 14), acontece em Belém a Assembleia Geral da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), na pauta, apreciação do balanço financeiro e contas do exercício 2011, além de outros assuntos de interesse da categoria bancária.

“Essa é a primeira vez que Belém recebe uma assembleia geral da Fetec Centro Norte e para nós aqui do Pará esse evento é de fundamental importância para a construção das lutas da nossa Federação e dos Sindicatos a ela filiados para o ano de 2012”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Sérgio Trindade, vice-presidente do Sindicato e da Fetec-CUT/CN, em sua saudação à assembleiaSérgio Trindade, vice-presidente do Sindicato e da Fetec-CUT/CN ressaltou que “esse é um momento que contribui para o fortalecimento da nossa Federação e, consequentemente, das lutas da categoria bancária na região Centro Norte do país. Saudamos a participação de todos os sindicatos que compõem a Fetec-CUT/CN e desejamos que essa atividade seja bastante produtiva para os desafios que temos pela frente”.

Segurança bancária

Sandro Mattos. diretor jurídico do Sindicato e membro da executiva da Fetec-CUT/CN, falou sobre segurança bancáriaDurante a manhã de hoje um dos pontos mais discutidos foi sobre a segurança bancária. O diretor jurídico do Sindicato dos Bancários do Pará Sandro Mattos – que também é diretor executivo da Fetec-CUT/CN e representante do COE sobre segurança bancária – pediu a colaboração dos sindicatos que compõem a regional Centro Norte no envio de informações sobre ataques a bancos e de matérias veiculadas na imprensa também relacionadas ao assunto, para que assim a Federação possa traçar pontos para serem levados para as mesas de negociação.

Sandro Mattos também solicitou que as entidades disponibilizem em suas páginas eletrônicas o contato da Delegacia Especializada em Segurança Privada (Delesp) para que os próprios bancários possam entrar em contato e fazer a denúncia de irregularidade na segurança do banco.

Igualdade de oportunidades

Outro ponto também importante foi sobre igualdade de oportunidades entre gêneros, pessoas com deficiência e raça. Os participantes sugeriram que a Fetec-CUT/CN aprofunde mais as discussões sobre essa temática, principalmente pelo preconceito que existe contra negros e mulheres nas instituições bancárias, sobretudo privadas, que atuam na região Centro Norte.

Pré-Congresso da Contraf-CUT

Na quinta-feira (15) a Fetec-CUT/CN realiza em Belém o pré-congresso preparatório ao 3º Congresso da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

O pré-congresso integra uma programação nacional definida pela atual diretoria da Confederação, a fim de fortalecer a participação, democratizar o debate e ampliar os conhecimentos acumulados pelos delegados e delegadas sobre os temas que serão abordados no 3º Congresso.

O 3º Congresso da Contraf-CUT acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, em Guarulhos (SP). No congresso será eleita a nova direção da Contraf-CUT para o triênio de 2012-2015.

Os temas centrais para os debates durante o 3º Congresso serão:

1. Conjuntura Nacional e Internacional

2. Balanço da Gestão

3. Estratégia da Contraf-CUT

– Disputar os rumos da sociedade

– Lutar por trabalho decente

– Definir os rumos do movimento sindical

– Atualizar o projeto político e organizativo da Contraf

– Atualizar o modelo de negociação da Contraf