Fim de semana violento em agências bancárias do Pará

0

Quadrilhas voltam a atacar bancos do interior na calada da noite. Em um dos casos, cinco assaltantes morreram em troca de tiros com a polícia.

As agências do Banpará no município de Viseu e do Banco do Brasil em Marapanim, ambas na região nordeste paraense, foram alvos da violência que assola o interior do estado nesse fim de semana.

Os arrombamentos ocorreram no sábado (27). Em Marapanim foi logo nas primeiras horas da madrugada. Em Viseu o assalto iniciou às 19h e seguiu até às 4h da madrugada do domingo (28). As unidades estão fechadas para perícias e reparos estruturais, por tempo indeterminado.

O Sindicato dos Bancários está em contato com as unidades para obter mais informações e prestar toda assistência e orientações necessárias à categoria diante das ocorrências.

Com esses casos, o número de ocorrências de assaltos a bancos no Pará em 2020 sobe para 10, sendo 8 assaltos consumados e duas tentativas

Banpará Viseu

De acordo com informações do portal G1 Pará foram oito assaltantes que arrombaram o cofre da agência do Banpará. A polícia teria informou que os bandidos renderam o vigilante e entraram na agência no início da noite do sábado e saíram na madrugada de domingo.

O grupo foi surpreendido por uma equipe de policiais da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que estava no município para monitorar roubos a estabelecimentos comerciais, e decidiram aguardar do lado de fora da agência pelo melhor momento de intervir.

Houve troca de tiros e cinco criminosos foram baleados, os outros três fugiram. Os feridos chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. A polícia busca os outros envolvidos.

Banco do Brasil Marapanim

Nesse assalto os bandidos fizeram um buraco em uma das paredes do prédio da agência e usaram um maçarico para arrombar o cofre. Os criminosos entraram na unidade, desinstalaram os dispositivos de segurança, acessaram a tesouraria e assim conseguiram levar o dinheiro. A polícia civil investiga câmeras de segurança nas proximidades.

O caso ocorreu durante a noite e, por isso, nenhum funcionário foi machucado. De acordo com testemunhas, ficou a angústia de ver o local de trabalho destruído.

“Estamos todos tristes claro, porque a agência está destruída, mas em relação à segurança, nenhum de nós foi lesado. Mas é de se imaginar que esse clima nada amistoso tem nos deixado um tanto ansiosos”, desabafa um bancário que prefere não ser identificado.

Justiça

O Sindicato se solidariza com a categoria e está à disposição para o que precisar. A entidade reforça o pedido ao Governo do Estado para que a equipe de segurança e inteligência seja reforçada, em nome das famílias que sofrem com a violência às agências bancárias do Pará.

De acordo com Gilmar Santos, presidente do Sindicato, “O governo não oferece ações efetivas a essa questão. Os trabalhadores e trabalhadoras das agências bancárias, assim como os clientes, são obrigados a conviver com o medo da violência. Nós seguiremos cobrando pela segurança que nossas famílias têm direito”.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.