Fomos censurados pelo Facebook. Exigimos respeito à liberdade de expressão!

0

A página do Sindicato dos Bancários do Pará no Facebook foi derrubada na manhã dessa terça-feira, 15 de outubro, sem nenhuma explicação. A única mensagem enviada pela referida rede foi a seguinte: “Parece que a atividade recente em sua Página não segue as Políticas das Páginas do Facebook. Se você acreditar que a remoção da sua Página foi um erro, poderá contestar esta decisão e analisaremos novamente a questão”.

A última publicação feita pelo Sindicato ocorreu na manhã do dia 12 de outubro e correspondia a uma sequência de postagens alusivas à campanha de combate ao assédio moral nos bancos, como ocorria em todos os sábados. E, assim como em todas as publicações feitas pela entidade sindical em sua fanpage, nenhuma regra de uso da página foi violada.

O Sindicato contestou de imediato a derrubada de sua página, mas a priori avaliava ser alguma ação isolada. No entanto, na tarde desta quarta-feira (16) nos deparamos com a notícia de que as páginas das CUT’s Brasília e Santa Catarina e as dos sindicatos dos Bancários do Mato Grosso, Bancários da Paraíba e dos petroleiros do Paraná e de Santa Catarina, todas ligadas à Central, também foram derrubadas pelo Facebook, em situação semelhante ao que ocorreu com o Sindicato dos Bancários do Pará.

Procurada pela reportagem do Portal CUT, a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil não soube responder o motivo da censura às páginas e pediu um e-mail explicando o que aconteceu, quantas páginas saíram do ar e quais eram para analisar antes de dar uma resposta. Até a publicação desta reportagem a empresa não enviou nenhuma resposta.

“Vivemos tempos muito difíceis em nosso país, com ataques permanentes às liberdades democráticas e aos direitos humanos em nosso país. A censura do Facebook à nossa página e às demais entidades ligadas à CUT é reflexo disso. Fizemos a contestação devida junto à referida rede social, nunca violamos nenhuma política de uso da página ao longo desses quatro anos em que participamos dessa rede, mantemos comunicação diária com quase 5 mil usuários da nossa página e entendemos essa ação de censura um desrespeito à nossa entidade e à liberdade de expressão. Esperamos ter nossa página restabelecida, caso contrário vamos utilizar de todos os recursos possíveis para ter nosso direto à comunicação garantido”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

 

Fonte: Bancários PA, com informações da CUT Nacional

Comments are closed.