Funcef precisa de diretoria e conselheiros capacitados

0

Nos últimos anos, a Funcef e os participantes de seus planos têm enfrentado inúmeras dificuldades e ataques, com projetos de lei e resoluções de órgãos de controle que reduzem as responsabilidades das empresas públicas e retiram direitos dos participantes. Tais medidas reduzem os custos operacionais e aumentam ainda mais o interesse do sistema financeiro privado nas carteiras de planos da Funcef.

São ações que vão desde tentativas de acabar com os planos de benefício definido (BD), que garantem renda mensal vitalícia, até a retirada de patrocínios e a expulsão dos participantes da administração das entidades de previdência. Tais ações afetam não apenas os planos da Funcef, mas também os de outras empresas públicas.

Para reverter as duras medidas, precisamos de pessoas capacitadas para exercer suas funções, articuladas com representantes eleitos de outras empresas públicas, com as entidades de representação sindical dos trabalhadores e com o Congresso Nacional. A ideia é fazer bem o trabalho interno e somar forças para exigir, no Conselho Nacional de Previdência Complementar, que sejam feitas as mudanças necessárias para se evitar perdas aos trabalhadores.

Por isso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) apoia e pede o voto dos participantes da ativa e assistidos pelos planos de previdência da Funcef para os candidatos do Movimento em Defesa da Funcef.

Compromisso e capacidade

“São pessoas capacitadas e que têm compromisso com a luta em defesa da Funcef, de seus participantes e das empregadas e empregados da Caixa de forma geral”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, a Fabi, como é chamada por seus colegas de trabalho no banco. “Estas pessoas vão dar o melhor de si para fazer a melhor gestão na Funcef”, completou.

Fabi ressalta a importância da capacitação técnica e da representatividade e articulação dos candidatos do Movimento em Defesa da Funcef. “Nada melhor do que ter um contador com especialização em controladoria, que luta em defesa dos trabalhadores, para representá-los na diretoria da Funcef”, disse ao fazer referência a Leonardo Quadros, que é presidente da Apcef/SP, diretor de Saúde e Previdência da Fenae, e é formado Ciências Contábeis pela USP, com especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. “Mas todos são comprometidos com a luta dos trabalhadores e altamente capacitados”, completou.

“Uma das candidatas, Maria Gaia, para titular do Conselho Deliberativo já foi diretora de Comunicação do nosso Sindicato, além de morar em Belém, ela também trabalhou em Santarém; e bem sabe da realidade e dificuldades específicas no Pará. Ela e todos os demais candidatos e candidata têm competência para cuidarem da Funcef, por isso pedimos o teu voto no Movimento em Defesa da Funcef”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, que também é bancária da Caixa.

Veja abaixo o currículo resumido das candidatas e candidatos do Movimento em Defesa da Funcef, todos apoiados pela Contraf e pela maioria das entidades de representação e associativas das empregadas e empregados da Caixa.

Diretoria de Administração e Controladoria

Leonardo dos Santos Quadros
Empregado da Caixa há mais de 20 anos. Já exerceu diversas funções na Caixa, sendo a última como Gerente de Carteira PF. Foi dirigente da Fetec/SP, atuando na mesa de negociação permanente entre 2017 e 2022 e fazendo parte de diversos grupos de trabalho. Desde 2020 é diretor-presidente da Apcef/SP e, desde 2023, diretor de Saúde e Previdência da Fenae.

Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Economia da USP (FEA-USP), possui especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Conselho Fiscal

Wagner Ferreira – Titular
Empregado da Caixa há 35 anos. Exerce função gerencial há mais de 20. É gestor da equipe de Inovação e Apoio à Gestão na Centralizadora Nacional de Conciliação Contábil e Qualificação de Dados.

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pós-graduado em Gestão, Contabilidade e Finanças Empresariais e pós-graduando em Gestão Previdenciária e Regimes Próprios de Previdência.

Membro licenciado do Comitê de Investimentos da Funcef 2023-2024.

Diretor Financeiro na Apcef/ES.

Mizaki Toshio – Suplente
Empregado da Caixa há 34 anos. Já trabalhou em diversas agências do interior de São Paulo, exerceu a função gerencial por 15 anos e atualmente é Gerente de Carteira.

Formado em Direito e pós-graduado em Gestão Empresarial. Desde 2022 participa da Comissão de Negociação Caixa/Contec. Participa das Comissões Bipartites Fenaban/Contec: Saúde no Trabalho e Relações Sindicais.

Atualmente é presidente Sindicato Bancários de Jaú. É membro da Agecef e Apea.

Conselho Deliberativo

Maria Gaia – Titular
Empregada da Caixa há 34 anos. Já exerceu funções nas áreas de Recuperação de Crédito, Pessoas e Governo. Foi representante Caixa no município de Santarém/PA. Desde 2014 mora em Brasília, tendo trabalhado em áreas da VIGOV.

Atualmente exerce os mandatos de conselheira do Instituto Cooperforte, diretora de Relações Institucionais da Fetec-CN e suplente eleita pelos participantes no Conselho Deliberativo da Funcef.

É formada em Direito e pós-graduada em Direito Previdenciário, Finanças Corporativas e Mercado Financeiro; certificada CPA-20.

Amanda Leite – Suplente
Empregada Caixa desde 2012. Trabalhou como assistente pessoa física e gerente de carteira, no Rio de Janeiro. Exerce função gerencial em Curitiba, com foco em carteira de investimentos e crédito habitacional.

Em 2021 foi eleita para o Conselho Deliberativo da Apcef/PR e recentemente foi eleita para Conselho Fiscal da entidade. É diretora de Eventos da Agecef/PR.

Especialista em Gestão de Negócios e Produção de Eventos, com ênfase em Administração pela PUC-PR. Pós-graduanda em Gestão de Pessoas e Administração, Finanças e Geração de Valor, pela PUC-RS.

Conheça mais sobre os candidatos e suas propostas

 

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.