Governo brasileiro regulamentará Convenção 169 da OIT ainda este ano

0

Em carta enviada à secretária geral da Confederação Sindical Internacional (CSI), Sharan Burrow, o governo brasileiro assumiu o compromisso de formalizar a regulamentação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata sobre consulta prévia aos povos indígenas e tribais. A Convenção 169 foi adotada na 76ª Conferência Internacional do Trabalho, em 1989, e reviu a Convenção nº 107. O Brasil ratificou a convenção em 2002.

Na carta (clique aqui para ler), o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirma que o governo brasileiro respeitará o processo participativo recomendado pela OIT e consultará os sujeitos de direito, principais destinatários da normatização. Gilberto Carvalho afirmou também que o cronograma previsto para o processo de escuta e diálogo está previsto para ser finalizado ainda este ano, em outubro.

A CUT Brasil intensificará a pressão e acompanhará o processo para que a Convenção 169 seja realmente implantada e plenamente respeitada no Brasil.


Fonte: CUT

Comments are closed.