Governo vai monitorar tarifas bancárias

0

A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, iniciará monitoramento sobre as tarifas bancárias. O objetivo é averiguar por que a redução dos juros teve repasse pequeno ao consumidor. Para o órgão, um dos motivos é o alto valor das tarifas. “Queremos verificar quanto, de fato, se cobra na ponta”, disse a titular da secretaria, Juliana Pereira da Silva.

A secretaria quer ainda que as informações sobre tarifas de serviços bancários sejam repassadas da forma mais transparente. A ideia é que o consumidor possa escolher a menor tarifa antes de fechar um negócio. Para isso, ele tem de ter essas informações à disposição, o que nem sempre ocorre. “O mercado tem liberdade, mas falta ao consumidor condições para fazer comparações”, afirma Juliana, acrescentando que não basta que a lista das maiores taxas cobradas por bancos esteja disponível no site do Banco Central. “Não adianta falar que a informação está no site do Banco Central ou no da Federação dos Bancos, pois o cliente não acessa.”

Ofensiva – A ação da Secretaria Nacional do Consumidor é mais uma ofensiva do governo federal para incentivar o maior acesso ao crédito e, assim, impulsionar a economia. Além desse monitoramento, o governo já anunciou uma diminuição das tarifas no Banco do Brasil na tentativa de forçar o mesmo nas instituições financeiras privadas.

A ação é similar à que o governo fez com os juros bancários, baixando as taxas do BB e da Caixa Federal para forçar a concorrência no setor. A diminuição das tarifas do BB começou a ser estudada na semana passada e deve ser anunciada ainda nesta semana.

Fonte: Seeb SP, com informações de O Estado de S. Paulo

Comments are closed.