GT do SantanderPrevi retoma nesta sexta debate sobre processo eleitoral

0

O Grupo de Trabalho (GT) que discute mudanças no processo eleitoral do SantanderPrevi, antigo HolandaPrevi, volta a se reunir nesta sexta-feira (23), às 10h, na Torre Santander, em São Paulo. O GT foi instalado na última sexta-feira (16), com a participação da Contraf-CUT, federações e sindicatos.

A constituição do grupo está prevista na cláusula 33ª do acordo aditivo do Santander à convenção coletiva dos bancários, tendo sido uma das principais conquistas das negociações entre as entidades sindicais e o banco espanhol no ano passado.

O objetivo é construir um processo eleitoral democrático e transparente, diferente do que existe hoje e desconhecido pela grande maioria dos mais de 40 mil participantes do fundo de pensão dos funcionários do Santander.

Na primeira reunião ficou definido que os integrantes do GT indicados pelo banco irão apresentar dados referentes ao SantanderPrevi e, por outro lado, os representantes das entidades sindicais irão levar uma proposta de processo eleitoral, que terá como parâmetro o existente no Banesprev.

Para os dirigentes sindicais, o Banesprev é hoje uma referência no sistema de previdência complementar e também é um bom exemplo de governança.

Uma das sugestões reiteradas pelos bancários no primeiro encontro do GT foi a de trazer o SantanderPrevi, a exemplo do que está sendo feito com o Sanprev, para dentro da estrutura do Banesprev.

Os representantes dos trabalhadores também ressaltaram que algumas das reivindicações, caso sejam atendidas, irão necessitar de alterações no estatuto do SantanderPrevi.

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.