Itaú mantém liderança no ranking de reclamações do Banco Central

0

Dados divulgados ontem pelo Banco Central sobre as reclamações de clientes mantêm o Itaú como líder no ranking de queixas, seguido por Banco do Brasil, Santander, HSBC e Banrisul. Em fevereiro, 186 reclamações apresentadas contra o Itaú foram consideradas procedentes. O BC pondera o número de reclamações em relação ao universo de clientes de cada instituição.

Levantamento do BC indica que a maior parte das insatisfações se refere à cobrança indevida nas contas. Essa situação vem se agravando e também pode ser atribuída às integrações de instituições financeiras, resultado de fusão ou compra de um banco por outro, o que causa transtorno aos clientes.

Em fevereiro, a cobrança não autorizada de serviços financeiros e fora das regras contratuais em conta corrente ou a cobrança de tarifas em conta ou no cartão de crédito somou 45% de das reclamações procedentes apresentadas ao serviço de atendimento ao público do Banco Central.

Fusão incomoda – O processo de fusão e aquisição de instituições financeiras é considerado um fator de problema para os clientes. Quando um banco compra outro, a integração das casas – especialmente dos sistemas – faz com que os problemas apareçam.

“Sempre há um longo processo de unificação e as estatísticas mostram que, nesses meses de integração dos sistemas, as reclamações aumentam muito”, diz Carlos Eduardo Rodrigues Gomes, chefe do departamento de prevenção a ilícitos financeiros do BC.

Fonte: Agência Estado

Comments are closed.