Jogos da Fenae 2016 terão prova de natação paralímpica

0

Os Jogos da Fenae de 2016 terão uma grande novidade: a disputa de uma modalidade paralímpica. A inclusão da prova de natação de 25 metros livre, no masculino e no feminino, foi aprovada pelo Conselho Deliberativo Nacional da Federação, reunido nesta quarta-feira (6), em Brasília (DF). A 13ª edição do evento esportivo, o maior do país entre trabalhadores de uma mesma empresa, será realizada em Blumenau (SC), de 20 a 27 de agosto.

“Fizemos uma consulta às 27 Apcefs do país, e boa parte disse possuir entre seus associados portadores de deficiência que poderiam participar dos jogos. Foi a partir desse pontapé que decidimos viabilizar esse importante projeto, inclusive ouvindo especialistas e buscando assessoria no assunto”, explica o diretor de Esporte da Fenae, César Cotrim. Ele acrescenta: “nas visitas técnicas realizadas já verificamos que os locais de prova e os hotéis têm condições de receber os paratletas”.

“Apesar da Caixa Econômica Federal não cumprir a cota mínima de 5%, estabelecida por lei, o número de empregados com algum tipo de deficiência é significativo. A inclusão desse público é uma iniciativa muito importante”, afirma o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira. “Sabemos que será um grande desafio, mas estamos confiantes que podemos fazer história. E como não poderia ser diferente, as provas disputadas pelos paratletas vão contar pontos para a classificação geral”, diz Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Fenae.

Ainda de acordo com a proposta de inclusão da modalidade paralímpica, as Apcefs que levarem um ou dois nadadores portadores de deficiência terão o limite da delegação estendido para 102 ou 103 pessoas, respectivamente. Para as demais permanece o teto de 101. Com relação aos paratletas, ficou definido que a data-limite para se associar à associação estadual é 30 de maio. O prazo para os demais competidores se encerrou em 31 de março.

Alteração nos regulamentos – Foram aprovadas pelo CDN algumas alterações nos Regulamentos Geral e Técnico dos Jogos da Fenae 2016. Entre elas, destacam-se a inclusão da prova de 200 metros medley, masculino e feminino, na natação; e a nova idade mínima para disputar o futebol society máster, que passou de 40 para 42 anos (nascido até 31/12/1974). Também foram feitos ajustes na redação, a fim de deixar mais claras regras de inscrição e substituição de atletas. A versão final dos dois regulamentos será divulgada em breve.

Na reunião do CDN, também foram discutidas questões relativas à emissão de passagens aéreas das delegações das Apcefs. “Já compramos a maioria dos bilhetes, visto que há grande demanda no período, em razão das Olimpíadas. Assim que os atletas forem inscritos, nomearemos as passagens”, diz Fabiana Matheus. Fotos e informações sobre os locais de prova em Blumenau também foram apresentadas aos membros do Conselho Deliberativo.

Cronograma – O diretor Cesar Cotrim reforçou que as Apcefs e os atletas devem estar atentos ao cronograma dos Jogos da Fenae 2016. As principais datas são: associação de atletas com deficiência às Apcefs, até 30 de maio; inscrição das Apcefs nas modalidades que pretendem disputar, até 30 de maio; inscrição de atletas, até 20 de junho; sorteio de grupos e tabelas, em 8 de julho; substituição de atletas, até 30 de julho.

Histórico – Os Jogos da Fenae ocorrem a cada dois anos. Começaram a ser realizados em 1987. Em 2016, será a décima primeira edição. A competição é itinerante e leva para as diferentes regiões do país a oportunidade de receber esse importante evento, que reúne várias gerações de bancários. A história começou em 1987, quando a sede dos Jogos foi a cidade de Belo Horizonte/MG. As demais edições ocorreram em Natal/RN (1989), Vitória/ES (1991), Curitiba/PR (1994), Salvador/BA (1998), Belo Horizonte/MG (2004), Blumenau/SC (2006), Brasília/DF (2008), Fortaleza/CE (2010) e Goiânia(GO), em 2014.

 

Fonte: Agência Fenae

Comments are closed.