Maior PLR da história do Basa ‘tá’ na conta

0

Com o maior resultado da história do Banco da Amazônia (Basa), com alta de 52,1% em doze meses, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nesta quinta-feira (4), todo o funcionalismo do banco recebeu, portanto, a maior PLR da história. “Fruto de muito trabalho e dedicação de todos os colegas de uma conquista garantida em Acordo Coletivo de Trabalho desde 1995, graças à luta da entidades sindicais e os empregados e empregadas do banco. Estamos de parabéns. A Campanha Nacional 2022 teve um resultado positivo e os prazos foram devidamente cumpridos”, destaca o diretor do Sindicato, da Fetec-CUT/CN e empregado do Basa, Sérgio Trindade.

O Lucro Líquido do Banco da Amazônia atingiu o montante de R$ 1,122 bilhão em 2022, segundo análise feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nas demonstrações financeiras do banco. O Dieese observou ainda que “resultados recordes estão ocorrendo desde 2019”. A rentabilidade do banco sobre o Patrimônio Líquido (ROE) ficou em 38,11%, alta de 7,58 pontos percentuais em doze meses.
“Os bancários e bancárias foram a primeira categoria do país a conquistarem a PLR clausulada em convenção e acordo coletivo, resultado do poder de mobilização e negociação das entidades sindicais junto à Fenaban. É uma grana que movimenta a economia e ajuda no orçamento do mês, quitar uma dívida ou aplicar”, afirma a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Distribuição

O montante de distribuição total fica limitado a 9,25% do Lucro Líquido obtido no exercício, ou ao limite previsto no Parágrafo único do art 2º da Resolução nº 010, de 30.05.1995, do Conselho de Coordenação e Controle das Empresas Estatais – CCE, o que for menor, bem como, a 3 remunerações, dividido em dois módulos independentes:
a) Módulo Básico – até 6,25% do Lucro Líquido;
b) Módulo Social – até 3,00% do Lucro Líquido;

A distribuição se dá da seguinte forma: 40% linear, valor fixo a ser distribuído igualitariamente para todos; 60% com base no múltiplo de salário bruto calculado sobre o valor da folha geral (% padrão aplicado a todos).

Confira aqui a íntegra do ACT PLR 2022/2023

 

Fonte: Bancários PA com Diesse

Comments are closed.