Marabá recebe ciclo de formação sindical

0

O curso de formação de delegados e delegadas sindicais de Marabá e região aconteceu no dia 23 passado. O mesmo evento que aconteceu na sede do Sindicato em Belém, no dia 21, foi feito pela primeira vez fora da capital do estado, com o objetivo de maior integração de bancários e bancárias do interior, e principalmente na formação dos delegados e delegadas eleitos recentemente.

Gilmar Santos faz um breve resumo sobre a história do Sindicato“A experiência foi muito positiva e contou com mais de 80% dos delegados eleitos na região”, destaca o presidente da entidade, Gilmar Santos.

Além Marabá, delegados e delegadas dos municípios de Tucumã, São Félix do Xingu, Brejo Grande do Araguaia, Dom Eliseu, Parauapebas e Itupiranga marcaram presença.

O ciclo de formação “Sindicato e o papel do delegado sindical e delegada sindical” foi ministrado pelo sociólogo Anderson Campos, que também é especialista em organização sindical e já fez outros cursos de formação com a atual diretoria do Sindicato. Foi um dia longo de estudo, onde a maioria exerce tal função pela primeira vez.

Iniciando com uma breve história do sindicalismo no Brasil, o curso também transcorreu com diferentes dinâmicas, trabalhos em grupo, explanação das conquistas históricas do Sindicato e ainda definiu estratégias de enfrentamento às ‘reformas’ neoliberais, como a trabalhista que está em vigor, e a da Previdência que está no Senado.

De acordo com o delegado sindical e bancário do Banco da Amazônia em Tucumã, Eliziário Alves, “o treinamento foi ótimo. O diferencial das dinâmicas e dos trabalhos em grupo foi muito importante para fixação do aprendizado”, avalia.

Ademais, foi reforçado a relevância do delegado ou dirigente sindical ser porta voz no local de trabalho e saber informar a categoria. E o curso não para por aí, são planejados outros encontros, sempre com o objetivo de definir estratégias de organização e de luta contra os ataques à classe trabalhadora.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.