Mobilização do Sindicato garante reabertura do BB em São Geraldo do Araguaia no próximo dia 20

0

A Campanha Nacional da categoria bancária em defesa dos bancos públicos e a mobilização permanente do Sindicato dos Bancários do Pará contra a insegurança bancária teve uma vitória importante no início desse mês de novembro: a reabertura da agência do Banco do Brasil em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do estado, no próximo dia 20.

A unidade estava fechada devido a mais um caso de assalto através de explosão, em maio desse ano. Essa mesma agência foi vítima da mesma prática criminosa em fevereiro de 2015, quando uma adolescente de 14 anos morreu vítima de uma bala perdida disparada durante o assalto.

Em 2016, durante uma Caravana Bancária, o Sindicato dos Bancários apresentou à Câmara Municipal de São Geraldo do Araguaia um Projeto de Lei de Segurança Bancária elaborado em parceria com a Contraf-CUT, Federações e entidades filiadas, o qual previa a obrigatoriedade de instalação de biombos nos caixas físicos e de autoatendimento, de vidraças blindadas nas fachada das unidades bancárias, de portas com detecto de metais nas áreas de atendimento e autoatendimento, monitoramento interno e externo por circuito fechado de televisão (CFTV), dentre outras medidas para combater os assaltos a bancos e saidinhas bancárias na cidade.

Também no ano passado o Sindicato solicitou oficialmente ao Banco do Brasil que nenhuma unidade fosse fechada no estado por conta da política de Reestruturação adotada pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB/PSDB) e reiterou essa solicitação ao banco e à Assembleia Legislativa do Pará durante audiência pública em defesa dos bancos públicos realizada no dia 16 de outubro desse ano.

“A reabertura da agência do Banco do Brasil em São Geraldo do Araguaia é uma conquista não apenas do nosso Sindicato e da categoria bancária, mas de toda população de São Geraldo e adjacências que dependem da unidade para pagamento de folhas salariais e movimentação de negócios. Esperamos que a unidade seja devolvida à sociedade em boas condições de trabalho e com mais segurança. Vamos acompanhar de perto a reabertura dessa unidade, para que atenda a todos e todas da melhor forma possível”, afirma o presidente do Sindicato e funcionários do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

“São Geraldo do Araguaia é uma cidade muito importante para a economia nas regiões sul e sudeste paraense e, por esse motivo, tem sido muito visada por quadrilhas especializadas em assaltos a bancos, tanto que essa unidade do Banco do Brasil tem sido alvo recorrente dos assaltantes. A reabertura dessa unidade é uma vitória da nossa luta e esperamos que todas as reivindicações que fizemos quanto à segurança e às condições de trabalho sejam atendidas”, reforma a dirigente do Sindicato em Marabá, Heidiany Moreno.

 
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.