CN 2015: Nesta sexta (18) tem negociações específicas com BB, Caixa e Banpará

0

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT e que tem a participação da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), realizará nesta sexta-feira (18) novas rodadas de negociações sobre as reivindicações específicas dos trabalhadores do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banpará.

Seguindo orientação do Comando Nacional, a Fetec-CUT/CN solicita que todos os sindicatos filiados realizem mobilizações em defesa das reivindicações específicas nesses bancos públicos durante as respectivas rodadas de negociações. Veja no final o calendário de negociações.

Banco do Brasil

Nas negociações específicas com o Banco do Brasil o Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão de Empresa dos Funcionários, vai tratar de remuneração e plano de carreira, o último dos temas agendados. A reunião será realizada em São Paulo, a partir das 9h. Veja no final como foram as rodadas de negociações anteriores.

“Nosso grande debate a respeito desse tema no Banco do Brasil é sobre o plano de carreira, que precisa ser fortalecido e melhorado. Isso inclui valorização do piso salarial, melhoria no interstício e na carreira de mérito, de forma que seja ampliada para todo o funcionalismo”, afirma Rafael Zanon, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa.

Caixa Econômica Federal

A pauta específica da Campanha Nacional 2015 na Caixa prevê na rodada de negociação desta sexta-feira o debate sobre contratação de mais empregados, condição de funcionamento das agências e jornada/Sipon, além do Saúde. A reunião será a partir das 9h30, no Hotel San Marco, em Brasília.

“Esperamos que a Caixa tenha melhor vontade em atender os anseios dos empregados e empregadas do que vem tendo até agora. Afinal, valorizar quem constrói a Caixa é a atitude mais inteligente a ser tomada para manter a empresa forte. Já que a empresa vem alegando que há uma crise, que tenha a ousadia de enfrentá-la e não de se encolher diante dela”, defende Wandeir Severo, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE Caixa), que assessora a Contraf-CUT e o Comando Nacional nas negociações específicas.

Além das manifestações nos locais de trabalho, outra orientação do Comando Nacional dos Bancários nas negociações com a Caixa é de intensificar a coleta de apoio ao abaixo-assinado que cobra da empresa o aceleramento do ritmo de convocação de concursados.

“A falta de empregados já era um problema no ano passado. Isso se agravou com a realização do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), por meio do qual mais de 3 mil empregados deixaram a empresa. É inadmissível que o banco ao menos não reponha esses que saíram”, destaca o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Banpará

A segunda rodada de negociação no Banpará será realizada nesta sexta-feira 18, em Belém, às 10h.

O formato de negociação com o Banpará não é por tema, como na Fenaban e nos outros bancos, mas pela sequência das cláusulas da pauta específica de reivindicações. Na primeira rodada, sem avanços, foram discutidos, entre outros assuntos, anuênio, isenção de tarifas e juros, cesta e auxílio-refeição, frequência livre para o dirigente sindical, delegado sindical e quebra de caixa para tesoureiros e coordenadores da PAB’s.

As principais reivindicações no Banpará são:

Mais contratações e melhoria das condições de trabalho;

Mais investimentos em segurança e na prevenção contra assaltos e sequestros;

Valorização e incorporação das funções;

Critérios claros para comissionamentos e descomissionamentos;

Estender o Plano de Saúde aos aposentados inativos e aos ascendentes;

Espaço para descanso em todas as unidades;

Combate às metas abusivas e a todas as formas de assédio;

Distribuição de PLR linear para todos;

Valorização do anuênio;

Promoção por merecimento para todos em janeiro de 2016.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN

Comments are closed.