No Banpará: Ajuste Preliminar assinado, banco não apresenta proposta e greve continua

0

Ajuste preliminar assinado. Próxima rodada acontece dia 11Ocorreu na tarde desta quarta-feira, 5 de setembro, a primeira rodada de negociação com o Banpará, que só aconteceu após muita insistência, atos públicos, paralisações, denúncias e a deflagração da greve dos funcionários.

A primeira cobrança do Sindicato em mesa foi o fato denunciado pela presidenta da Afbepa, referente à cassação da sua liberação prevista no Acordo Coletivo assinado no ano passado. O banco afirmou que não tem esse posicionamento da diretoria e que não solicitou a volta da mesma para o trabalho na agência.

O Sindicato repudia qualquer ataque aos representantes das entidades dos trabalhadores e considera a liberação dos dirigente essencial para a organização da classe.

Ajuste Preliminar assinado

Outro ponto apresentado como principal foi a necessidade da assinatura do ajuste preliminar, que renova as cláusulas do acordo anterior. O Banco condicionou a renovação das cláusulas ao término imediato da greve. O Sindicato não aceitou essa condicionante e após muita pressão o Banco finalmente assinou o ajuste preliminar.

“Isso representa uma importante vitória, pois assegura que todas as conquistas dos últimos cinco anos estão garantidas até assinatura do próximo acordo coletivo”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Queremos propostas!

O Sindicato afirmou ser de fundamental importância que o banco apresentasse uma proposta global que atenda às reivindicações dos trabalhadores, considerando que a pauta de reivindicações do funcionalismo do Banpará foi apresentada no início de agosto.

O banco informou que seguiria a Fenaban e que não teria naquele momento uma proposta para apresentar para os trabalhadores.

Foi reforçada a importância de apresentação de propostas que possam ser avaliadas pelo funcionalismo.

Próxima rodada, dia 11

Na ausência de propostas, foi desfeita a mesa e marcada nova rodada de negociação para o dia 11 de setembro as 10 horas na matriz do banco.

“Diante da ausência de uma proposta a ser avaliada pelo funcionalismo do Banpará, orientamos a continuidade do movimento de greve e convocamos todos e todas para a assembleia desta quinta-feira, 06/09, as 16 horas., no Sindicato, para organizamos a greve até a vitória,” afirmou a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Participaram da negociação, Adilson Barros, pela CONTRAF/CUT; Rosalina Amorim, presidenta do Sindicato; Vera Paoloni, da FETEC Centro Norte e Kátia Furtado, da Afbepa.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.