No Pará, bancários vão às ruas defender: #acaixaédopovo

0

Abraço-à-CaixaEm Belém, Santarém, Marabá e Parauapebas, o Sindicato dos Bancários do Pará, em conjunto com a Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN, Fenae e CUT-PA, e principalmente, com os empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal, realizou nessa sexta-feira, 27 de fevereiro, Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa, grandes manifestações em prol da Caixa 100% pública.

Ato-Caixa-SantarémAs palavras de ordem de “a Caixa é do Povo”, “não, não, não à privatização, da Caixa Econômica eu não abro mão”, foram entoadas em todas as manifestações da categoria realizadas hoje no território paraense. Em Belém, os empregados e empregadas do banco presentes na manifestação fizeram um abraço simbólico para demonstrar a vontade popular em defesa da Caixa 100% pública.

Rosalina-Amorim-ato-Caixa-é-do-povo“Estamos aqui hoje na luta pela Caixa 100% pública, pois esse banco é do povo brasileiro. Não se pode abrir o capital de um banco com tantas responsabilidades sociais. Não aceitamos a privatização. Amamos o banco e acreditamos no seu papel social. Por isso exigimos que a Presidenta Dilma cumpra seu compromisso com os Bancos Federais. São os trabalhadores e clientes que fazem a Caixa, por isso estamos aqui lutando. O Estado do Pará está nessa luta nacional pela Caixa 100% pública, e não iremos desistir”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Tatiana-Oliveira-ato-Caixa-é-do-povo“O sentimento presente neste ato é o de luta pela manutenção da Caixa. Abrindo seu capital o principal objetivo do banco será com o lucro, esquecendo seu papel fundamental que é em prol da população brasileira. Seus projetos sociais como: financiamento estudantil, minha casa minha vida, e outros devem permanecer e jamais correr o risco de serem extintos. A categoria esta unificada, todos em uma só voz. Essa é uma luta fortalecida nacionalmente, e vai continuar. Mais do que nunca a Caixa precisa de seus funcionários e a população na rua”, defende a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

Ato-Caixa-MarabáO Dia Nacional de Luta faz parte de uma série de ações que o movimento sindical e associativo tem realizado em todo o país para mobilizar os empregados e a sociedade contra qualquer tentativa de abertura de capital do banco.

Ato-Caixa-ParauapebasNa quarta-feira (25), a Contraf-CUT, a Fenae e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) realizaram um ato em defesa do banco na Câmara, com a participação de centrais sindicais e parlamentares. Foi criado um comitê em defesa da manutenção da Caixa 100% pública.

A ideia é unificar e fortalecer as ações contra a proposta de abertura de capital do banco.

Heider-Alberto-ato-Caixa-é-do-povo“Sejamos todos unidos pela Caixa 100% pública. Privatizar o banco é muito ruim para a população brasileira, uma vez que o principal objetivo do banco privado é por lucros a qualquer custo. A caixa é do povo, é o banco dos trabalhadores, e não pode ser colocado em risco seu papel social. Exigimos a caixa 100% pública”, reivindica o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Heider Alberto.

“É essencial a manutenção pela caixa 100% pública, pois não existe outro Banco que faz o que a Caixa faz. Seus trabalhos sociais são de grande importância para toda sociedade brasileira. A abertura vai gerar desemprego, e todos os empregados hoje são concursados, jamais devem ser tratado de qualquer jeito”, argumenta o empregado da Caixa, Marcelo Mendonça.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.