Nota de esclarecimento sobre a greve bancária

0

O Sindicato dos Bancários do Pará, a Federação dos Bancários Centro Oeste e Norte (Fetec-CUT/CN) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), vem a público, diante da tentativa dos bancos de jogar o movimento grevista da nossa categoria contra a população, informar a todos e todas que os serviços de autoatendimento dos bancos do nosso estado estão, e estarão funcionando normalmente durante todo o período da greve, ainda que com algumas limitações pontuais esporádicas.

Embora a greve seja um movimento que pode, eventualmente, causar transtornos à população, a garantia de abertura dos autoatendimentos proporcionará a todos que precisam dos serviços bancários diários, em especial os pequenos correntistas e usuários, o acesso aos serviços.

Esclarecemos que nosso movimento não é contra a população, mas a favor de melhores salários e condições dignas de trabalho; é contra a exploração do trabalhador bancário pelos banqueiros, que lucram milhões à custa do suor e do sofrimento de mães de pais de famílias.

Lembramos que o lucro dos bancos supera bilhões de reais. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre desse ano os bancos tiveram um lucro líquido superior a 30 bilhões de reais. E em contrapartida, oferecem reajuste abaixo da inflação, o que para nós representa perda de salários e de poder de compra.

Lamentamos pelos transtornos e pedimos o apoio e compreensão da população paraense, pois a nossa luta é nacional e não se restringe a reivindicar benefícios somente à nossa categoria, mas sim para toda sociedade.

 

Sindicato dos Bancários do Pará

FETEC-CUT Centro Norte

CONTRAF-CUT

Comments are closed.