Novembro Azul: mês para alertar os homens sobre o câncer de próstata

0

Criada em 2011 pelo instituto Lado a Lado pela Vida, o Novembro Azul é dedicado mundialmente à campanha de conscientização sobe o câncer de próstata e a saúde do homem.

A proposta da campanha é alertar sobe os riscos da doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, além de estimular hábitos de alimentação saudável, práticas de atividades físicas e consultas e exames regulares com médicos dessa área.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, só no ano de 2016 a estimativa de novos casos da doença são de 61,2 mil e quase 14 mil mortes.

Esse tipo de câncer é considerado de terceira idade, já que os maiores índices de diagnóstico são entre homens a partir de 50 anos, ou 45 anos se houver casos de câncer de próstata na família. Mas não dispensa a ida ao médico anualmente antes da idade estimada, já que o diagnostico na fase inicial pode reduzir os riscos de mortalidade.

O diagnostico pode ser feito através do exame de toque renal. É um exame rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

O câncer de próstata ainda não pode ser prevenido, mas há 90% de cura quando o diagnostico é feito precocemente. Por esse motivo é fundamental realizar exames periodicamente para aumentar as chances de cura.

“Sabemos que ainda existe um tabu muito grande em relação aos exames para diagnosticar o câncer de próstata, mas queremos alertar a categoria masculina bancária da importância do diagnostico precoce da doença. O dia a dia do trabalhador bancário já pode levar ao adoecimento, não ir ao médico para realizar exames pode piorar a situação. Por esses motivos o Sindicato apóia a campanha do Novembro Azul” declara o diretor de saúde e bancário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

Para mais informações sobre todos os tipos de doenças entre os homens desde a infância até a terceira idade acesse o site do Instituto Lado a Lado Pela Vida – Novembro Azul.

 

Fonte: Bancários PA com informações do INCA e Instituto Lado a Lado pela Vida

Comments are closed.