Novos delegados e delegadas sindicais participam de ciclo de formação

0

Um dia de aprendizado sobre organização sindical. Assim foi a quarta-feira (21) dos delegados e delegadas sindicais, da Região Metropolitana de Belém, eleitos para o mandato de 1 ano. A maioria exerce a função sindical pela primeira vez.

“Espero adquirir conhecimento sobre como desenvolver minhas tarefas enquanto delegada sindical já que esse será meu primeiro mandato e tudo ainda é muito novo e desconhecido para mim. O curso é uma das formas de nos aproximarmos ainda mais do nosso Sindicato”, espera a delegada do Banpará, Elen Silva.

O ciclo de formação sindical “Sindicato e o papel do delegado sindical e delegada sindical” foi ministrado pelo sociólogo Anderson Campos, que também é especialista em organização sindical e já fez outros cursos de formação com a atual diretoria do Sindicato e pela primeira vez palestra para os delegados e delegadas sindicais.

“Estendemos esse tipo de formação para os delegados e delegadas do interior, por isso, chamamos de ciclo, porque ele não termina aqui, teremos outros ainda até o final do ano, pois acreditamos que o conhecimento é a base para se definir estratégias de organização e de luta contra os ataques à classe trabalhadora que enfrentamos diariamente com esse atual governo”, destaca o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

O primeiro curso do ciclo de formação sindical começou com uma breve história do sindicalismo no Brasil, seguido de trabalho em grupo sobre o papel do delegado sindical.

“Vale ressaltar que a liberação do trabalho de todos e todas para estarem hoje aqui é fruto de luta garantido em acordo coletivo, bem como a existência de um representante do Sindicato no local de trabalho, também. Esse representante é o delegado e delegada sindical que representa ainda os interesses do próprio colega de trabalho, trazendo para o Sindicato as preocupações e anseios do local de trabalho, definindo assim os rumos da ação sindical”, explica Anderson Campos.

Após o almoço, a programação da tarde seguiu com a “dinâmica de carrossel” onde foram apresentadas as conquistas históricas do Sindicato através de uma exposição feita pelos delegados em formação e pelo presidente do Sindicato, Gilmar Santos, sobre a história da entidade que surgiu no Pará em 1933.

Ademais, o presidente ressaltou a importância de ser sindicalizado, e apontou diversas vantagens na sindicalização, como atendimento jurídico, orientações na área da saúde e descontos em hospedagem, locação do auditório e do complexo cultural, além dos convênios com empresas que oferecem serviços em várias áreas.

Em seguida, os grupos voltaram a se reunir para definir estratégias de enfrentamento às reformas neoliberais, como a trabalhista em vigor há 2 anos, e a da Previdência que está no Senado. Tendo isso em vista, foi reforçada a relevância do delegado ou dirigente sindical ser porta voz no local de trabalho e saber informar a categoria.

Antes da despedida, o palestrante e os participantes puderam indicar referências de leituras, vídeos e documentários para que o debate entre a categoria Bancária seja enriquecido.

“Esse tipo de dinâmica permite a participação de todos e todas, com troca de experiências e realidades do próprio local de trabalho. Conhecer a história, entender a realidade e definir estratégias a partir do coletivo são a base da luta de classes ao longo dos anos”, define o diretor de formação do Sindicato, Fábio Gian.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.