Pará dá largada em maio para Campanha Nacional 2022

0

Sindicato dos Bancários inicia em maio a agenda de Encontros, Congressos e Conferências rumo à Campanha Nacional desse ano

Em maio, no mês da classe trabalhadora, a categoria do ramo financeiro paraense inicia uma agenda recheada de atividades preparatórias para a Campanha Nacional 2022. Todas elas serão realizadas de forma virtual, pela plataforma Zoom Meetings.

Isso porque o Comando Nacional dos Bancários e Bancárias decidiu ainda em fevereiro deste ano pela antecipação das atividades preparatórias da Campanha Nacional, por que a reforma trabalhista, feita pelo governo Temer após o golpe de 2016, acabou com a ultratividade, e isso significa que se a categoria bancária não renovar a Convenção Coletiva de Trabalho até o dia 30 de agosto, quando a atual perde a validade, poderá colocar em risco os direitos e os benefícios fundamentais já conquistados.

Dessa forma, as atividades locais de preparação para a Campanha Nacional 2022 iniciam no dia 10 de maio (terça), com os Encontros Estaduais do Banco do Brasil e Caixa. Os eventos são responsáveis por elaborar propostas para construção das minutas de reivindicação da categoria em cada instituição, sendo que os encontros do BB e Caixa também elegerão a delegação do Pará para os Congressos Nacionais de cada banco – 33º CNFBB e 38º CONECEF, que ocorrerão nos dias 9 e 10 de junho.

No dia 11/05 (quarta) será realizado o Encontro Estadual do Banpará.

Em seguida, o Sindicato dos Bancários realizará a 17ª Conferência Estadual Bancária do Pará, nos dias 13 e 14 de maio, para debater e aprovar propostas à minuta de reivindicações para a nova Convenção Coletiva de Trabalho, a partir dos eixos temáticos da Campanha Nacional 2022 (emprego, saúde, segurança, igualdade de oportunidades e remuneração); e eleger a delegação bancária do Pará para a Conferência Nacional.

Nos dias 27 e 28 de maio, será a vez de o Sindicato realizar em parceria com a Fetec-CUT Centro Norte e a Contraf-CUT o 14º Congresso Nacional do Banco da Amazônia, para definir a pauta específica dos empregados para a Campanha Nacional.

A minuta de reivindicações da nova CCT será definida na 24ª Conferência Nacional Bancária, que ocorrerá de forma híbrida de 10 a 12 de junho. No Pará, a assembleia para aprovação da minuta construída na Conferência Nacional deve ocorrer no dia 14 de junho.

Vivemos um momento de grandes decisões políticas, econômicas e sociais para o Brasil e a Campanha Nacional da categoria bancárias em 2022 tem a tarefa de apontar e construir caminhos que permitam ao país continuará a ter empresas e bancos públicos, controlar a inflação, recuperar o poder de compra do salário mínimo, combater o desemprego e a fome, e eleger um governo que respeite e valorize direitos da classe trabalhadora. É um momento de mobilização. Nossos desafios são grandes. E, por isso, precisamos fortalecer nossa unidade e resistência em busca de nossas conquistas, que só a luta nos garante”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

 

Clique aqui e garante a tua vaga!

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.