Pará deve atingir pico da Covid-19 no dia 14 de maio com 12 mil novos casos, apontam UFPA e UFRA

0

Pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA) estimam que o pico da Covid-19 no Pará pode ocorrer no próximo dia 14 de maio. De acordo com as projeções, o Pará deve ter 12 mil novos infectados em 24 horas neste dia.

A projeção estatística indica que o número total de infectados pode chegar a 200 mil pessoas, caso não sejam atendidas as medidas de distanciamento social.

Um grupo do Laboratório de Sistemas Ciberfísicos (Lasic) analisou dados da pandemia e fez previsões até o dia 6 de maio. De acordo com o professor Glaube Marques, da UFRA, o sistema precisão acima de 90% e utiliza os dados divulgados oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Até o início da tarde desta quinta (23), o número de infectados ultrapassava 1260 casos.

O laboratório, em parceria com pesquisadores internacionais, agora trabalha para analisar curvas relacionando o isolamento social aos casos de COVID-19. “Com esse isolamento, a gente vai reduzir o pico, achatar essa curva, e número de infectados será menor”, explica Marques.

Desde o dia 18 de março, quando o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado no Pará, estes números cresceram rapidamente. Alguns estudos estatísticos podem ajudar a saber onde a curva deve parar e a elaborar planejamentos para lidar com a pandemia.

 

Pesquisadores da pós-graduação em engenharia de recursos naturais da Amazônia acreditam que o pico da doença pode ser no dia 14 de maio. “Não quer dizer dizer que vai parar de ter novos infectados. O pico quer dizer que a quantidade de novos infectados por dia vai reduzir, mas ainda vai estar em uma quantidade elevada”, afirmou Diego Estumano, pesquisador da UFPA.

Isolamento

Grupos em redes sociais denunciam quem não cumpre o isolamento social. Os órgãos de saúde recomendam que ficar em casa é a melhor recomendação para combater a pandemia.

No Pará, a Secretaria de Segurança Pública (Segup) acompanha os níveis de distanciamento. Nesta quinta, apenas metade da população cumpria a determinação.

“Há vários dias estamos acompanhando o ranking do isolamento e conseguimos, com a conscientização da população, alcançar melhores posicionamentos, chegando ao 7º lugar, mas recomendação é alcançar 70% da população em isolamento, e a gente ainda consegue pouco acima de 50. É possível ainda e devemos melhorar’, disse o secretário Uálame Machado.

Leia aqui a pesquisa na íntegra

 

Fonte: G1 PA com Ufra

Comments are closed.