Pará vota pela abertura do 4º Congresso do Banco da Amazônia

0

Empregados-do-Banco-da-Amazônia-no-Pará-defendem-um-4º-Congresso-amplo-e-democráticoReunidos em assembleia geral na noite desta segunda-feira (6) na sede do Sindicato dos Bancários, os empregados e empregadas do Banco da Amazônia no Pará votaram pela abertura de participação no 4º Congresso Nacional do Banco da Amazônia que será realizado no próximo sábado, 11 de agosto, a partir das 8 horas, no Hotel Regente, em Belém. A decisão será comunicada formalmente à Contraf-CUT, organizadora do evento, que deverá responder à solicitação dos bancários do Pará ainda nesta terça-feira (7).

A deliberação se deve ao fato de a categoria avaliar a necessidade de participação ampla, massiva e democrática dos empregados do banco de todo o Brasil no evento, já que o mesmo irá discutir e definir a construção da minuta específica dos trabalhadores do Banco da Amazônia para a Campanha Nacional 2012.

“Ano passado fizemos 77 dias de greve no Banco da Amazônia, e mesmo com a forte pressão da categoria naquele processo tivemos que enfrentar a intransigência do banco no TST. Esse ano, queremos organizar uma Campanha Nacional ainda mais forte no Banco da Amazônia, e para isso, precisamos contar com a participação ativa do maior número possível de empregados do banco nesse congresso, que irá servir para construir a pauta de reivindicações e também mobilizar os trabalhadores do Banco para a Campanha Nacional 2012”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Temos muitas questões específicas que precisam ser amplamente debatidas pelo conjunto de empregados e empregadas do Banco da Amazônia em todo país, como o PCCS, a situação da CAPAF, o reembolso no custeio com o PLANCASF, o fim das terceirizações, o acesso do pessoal do Quadro de Apoio aos cargos comissionados, a situação do nosso vale alimentação, em fim, precisamos fazer com que esse Congresso unifique os trabalhadores do Banco da Amazônia em torno de uma minuta construída de forma democrática e participativa, para que façamos uma campanha forte e vitorisa”, ressalta o vice-presidente do Sindicato e empregado do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.

ENEB – O presidente da AEBA, Silvio Kaner, esteve presente na assembleia desta segunda-feira para informar que o Encontro Nacional dos Empregados do Banco da Amazônia (ENEB) realizado pela associação no último final de semana construiu a minuta dos trabalhadores do Banco para a Campanha Nacional desse ano e lamentou a não participação do Sindicato dos Bancários do Pará no evento.

Em resposta, a presidenta Rosalina Amorim esclareceu que em nenhum momento o Sindicato dos Bancários do Pará foi convidado formalmente pela AEBA para participar do ENEB, apenas recebeu ofício da associação solicitando patrocínio para o evento, e nada mais. Aliás, o Sindicato também esclareceu que somente não pode contribuir como patrocinador do ENEB por estar patrocinando, juntamente com a Contraf-CUT e a Fetec-CUT centro Norte a realização do 4º Congresso dos Empregados do Banco da Amazônia.

Confira a programação do 4º Congresso dos Empregados do Banco da Amazônia

8h – Início do Credenciamento

8h30 – Mesa de abertura: Contraf-CUT, Fetec-CN e Sindicato dos Bancários do Pará

9h – Conjuntura

10h – Votação do regimento

10h30 – Divisão em grupos de trabalho

– Remuneração
– Saúde
– Condições de trabalho
– Sistema Financeiro

13h – Almoço

14h – Apresentação e votação das propostas dos grupos de trabalho

17h – Encerramento

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.