Puty denuncia autoritarismo no Banpará

0

O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) subiu a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (22), para denunciar perseguição política, autoritarismo e falta de democracia por parte da Direção do Banco do Estado do Pará – Banpará.

“Sou solidário aos funcionários perseguidos”, disse o parlamentar com documentos que denunciam casos de abusos da direção do banco em mãos.

Cláudio Puty recebeu, esta semana, documentos do Sindicato dos Bancários no Estado do Pará. Os papéis registram casos demissões sumárias, sem justa causa e com liminares na justiça. Além de descomissionamento de funcionários antigos por possível divergência ideológica.

“É o segundo funcionário, em menos de 1 ano, que é demitido sem justa causa — inclusive o Sindicato conseguindo liminares na Justiça — , por motivos ainda não explicados. Não bastasse a demissão sumária, sem processo, de maneira irresponsável, a direção do sindicato tem denunciado que a direção do banco descomissionou diversos funcionários, que há alguns anos já tinham comissões no banco — isso nos bancos é algo muito grave — , por questões políticas, por terem identificado que esses comissionados seriam ligados às forças políticas diferentes daquela que hoje dirige o Estado, que no caso é o PSDB”, apontou o parlamentar.

O Banpará é um dos últimos bancos estaduais remanescentes e que se fortaleceu muito nos últimos 4 anos. O banco quadruplicou o seu lucro e é uma instituição financeira em condições saudáveis, agora com o desafio da portabilidade das folhas de pagamento dos servidores do Estado. Todavia, a sua gestão atual tem abusado do autoritarismo.

Fonte: Puty.com.br

Comments are closed.