Quadro de apoio: Sindicato atualiza andamento das ações em reunião

0

Atividade atualizou os integrantes do Quadro de Apoio sobre as mobilizações sindicais contra as demissões no Banco da Amazônia

Na noite dessa quinta-feira (9), o Sindicato dos Bancários do Pará realizou uma nova reunião com o Quadro de Apoio (QA) do Banco da Amazônia. A atividade ocorreu de modo presencial na sede do Sindicato em Belém, com o objetivo de atualizar o público-alvo sobre as ações que a entidade está tomando contra as demissões dos integrantes do QA.

Na reunião, Luciano Meireles, que integra o escritório de advocacia Mary Cohen, informou que o Sindicato apresentou ao Ministério Público do Trabalho – MPT uma notícia de fato (qualquer demanda dirigida aos órgãos da atividade-fim do MPT), que é procedimento administrativo, com indícios de ilegalidade.

A notícia foi distribuída e o MPT solicitou ao banco diversas informações por e-mail. O Banco da Amazônia teve 15 dias para se manifestar, mas não o fez.

“O Ministério emitiu segunda notificação, esta entregue fisicamente por um servidor do órgão, e o prazo para manifestação encerra nos próximos dias. Como o processo é administrativo, não é possível de ser acompanhado pelo site do MPT e não sabemos a data exata de recebimento da notificação”, explicou Luciano Meireles.

Mais ações

“Fizemos uma reunião com os senadores Paulo Rocha e contatos com a assessoria do Zequinha Marinho. Enviamos ofícios à toda a bancada federal, estadual e da Câmara de Belém dando conhecimento sobre a intenção do Basa. Além disso, nosso Sindicato e a Contraf-CUT estão dialogando com suas assessorias jurídicas na elaboração de nossa estratégia jurídica. Esse é um momento de cautela, sabemos da angústia, mas precisamos ter tranquilidade do ponto de vista jurídico”, destacou a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Importância do formulário

O Sindicato disponibilizou em seu site, com ampla divulgação nas redes sociais e lista de transmissão, um formulário para que todos os empregados e empregadas do QA pudessem preencher o documento, disponibilizando o preenchimento do mesmo também na sede da entidade.

“Como a ação jurídica não é descartada e pode ser um dos nossos próximos passos, é importante que todos e todas preencham o documento para subsídio jurídico. Esse assunto é prioridade para o Sindicato, somos três dirigentes que fazem parte do Quadro de Apoio, e sabemos perfeitamente o quanto essa medida unilateral do banco gera instabilidade, insegurança e angústia em todos os empregados e empregadas. Estamos tratando o assunto com calma, transparência e honestidade”, destaca o secretário-geral do Sindicato que faz parte do QA, Sérgio Trindade.

Junto ao formulário, os bancários e bancárias também podem fazer outras denúncias que possam servir como provas da ilegalidade das demissões.

“O Sindicato tem recebido diversas denúncias de pessoas que não recebem tarefas, que são substituídas por outros colegas sem justificativa, e por isso reforçamos, mais uma vez, o pedido de preenchimento do formulário e que nele constem esses relatos de assédio moral. O banco tem tratado cada um de forma diferente e isso pode gerar precedentes contra o trabalhador”, explica o diretor jurídico do Sindicato e empregado do banco, Cristiano Moreno.

Próxima reunião

Está agendada nova reunião com o Quadro de Apoio para o dia 11 de janeiro, às 18h, na sede do Sindicato, e também no próximo mês começa uma agenda de atos mensais em frente a matriz do Banco da Amazônia, em Belém.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.