Quer quitar suas dívidas no Serasa? Cuidado com o golpe do boleto falso

0

Com o parcelamento de contas e o endividamento das famílias, que cresceu nos últimos anos, muita gente tem procurado alternativas para aliviar a situação financeira e limpar seu nome. Um destes exemplos é o Feirão Limpa Nome, organizado pelo Serasa, que está disponível até o dia 31 deste mês. Entretanto, o Serasa tem alertado as pessoas sobre golpes que vêm ocorrendo envolvendo falsas negociações.

Portanto, se você está inadimplente é importante estar atento. O golpe funciona assim: os golpistas entram em contato com as pessoas, sugerindo negociações das dívidas e prometem limpar o nome da pessoa assim que o valor informado for pago por boleto ou Pix.

Os criminosos, que procuram as pessoas por meio das redes sociais, afirmam ser representantes de empresas que possuem a função de negociar as dívidas, assim como o Serasa e propõem ofertas geralmente melhores do que as do mercado.

Mas o Serasa não inicia diálogos por meio de redes sociais com pessoas inadimplentes sugerindo ou propondo negociações. O órgão afirma que somente dá seguimento aos contatos já iniciados pelos clientes e alerta que utiliza apenas canais oficiais como telefone, e-mail e contas de WhatsApp verificadas com o selo azul.

Validador de pagamento

O próprio site do Serasa disponibiliza uma ferramenta que permite que o cliente verifique se o boleto ou chave Pix são legítimos. De acordo com a empresa, de cada 10 dados pesquisados, 3 são falsos.

Para conferir esta ferramenta, acesse a plataforma Limpa Nome, disponível tanto na internet quanto também para download gratuito no Google Play ou na Apple Store.

Você vai precisar realizar login com CPF e senha e na sequência deverá selecionar o ítem “Soluções”. Depois, na seção “Pagamentos”, clique em “Validar meio de pagamento”. Por fim, será necessário informar o código Pix ou o código de barras do boleto no campo indicado.

No caso do meio de pagamento ser identificado como pertencente ao Serasa ou a outra instituição financeira autorizada a renegociar dívidas, fique tranquilo.

Porém, se a ferramenta indicar que há fraudes no boleto ou na chave Pix, é importante que você registre um Boletim de Ocorrência em delegacias online da Polícia Civil.

Veja outras dicas disponibilizadas pelo Serasa para evitar cair em fraudes e golpes, acessando este link.

 

Fonte: Brasil de Fato

Comments are closed.